Segundo o balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Amazonas apresentou o maior percentual de candidatos ausentes no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nesse domingo (5).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme os dados, do total de inscritos (92.925), 44% faltaram ao primeiro dia do exame. O Amazonas foi o único estado com percentual acima de 40%.

O estado passa por um seca severa e todos os municípios estão em situação de emergência, com quase 600 mil pessoas afetadas pela falta de navegabilidade e logística no Amazonas.

Em segundo lugar está o Acre, com ausência de candidatos em 33,2%. No terceiro lugar está o Amapá, com 31,9%.

Nesta edição de 2023, foram 3.934.242 de inscrições confirmadas em todo país. Do total, 71,9% estavam presentes no 1º dia do exame. Em 2022, o percentual foi de 71,7%, das 3.476.105 inscrições.

Eliminados e problemas logísticos

O instituto salientou que 4.293 participantes foram eliminados. As principais causas foram portar eletrônicos, ausência antes do horário permitido, utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais.

Na questão logística, 905 candidatos foram afetados. As causas apontam para emergências médicas, interrupções temporários de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.

RELACIONADAS

+ Polícia Federal apura vazamento de prova do Enem

+ Saiba como será o segundo dia do Enem, marcado para o próximo domingo, 12 

+ Enem 2023: prova será realizada para mais de 92 mil inscritos no AM

Reaplicação

O participante atingido por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por doenças infectocontagiosas na semana que antecede o primeiro ou segundo dia de aplicação tem o direto a refazer o exame.

No caso de doenças, o candidato deve inserir um documento legível que comprove a condição que motiva a reaplicação. A solicitação deve ser feita na página do Participante do Enem, nos dias 13 a 17 de novembro,

Reprodução/ Inep

A aplicação das provas solicitadas será nos dias 12 e 13 de dezembro.