Na presença de familiares, servidores da Corte de Contas e autoridades locais e nacionais, a conselheira Yara Lins, assumiu nesta sexta-feira (1º), a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2023/2024.
Os conselheiros Luis Fabian, Josué Cláudio, Mario Mello e Júlio Pinheiro também foram empossados no corpo diretivo do órgão, na solenidade realizada no Teatro Amazonas, Centro de Manaus.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Eles serão empossados, respectivamente, para o cargo de Presidente, Vice-presidente, Corregedor, Ouvidor e coordenador da Escola de Contas Públicas.
A nova presidente do TCE-AM agradeceu a oportunidade de assumir novamente a presidência do órgão. Há seis anos, Yara Lins conduziu o TCE-AM pela primeira vez.
“Eu agradeço a Deus por mais essa oportunidade e aos meus colegas conselheiros que me apoiaram nessa nova jornada. A minha meta é trabalho, pacificação e colocar o tribunal sempre como uma instituição de modelo, não só para o Amazonas, mas para o país.
Yara Lins afirmou que durante a sua presidência pretende incrementar melhorias fundamentais no órgão.
“Nós vamos contribuir muito com gestores, fazer não só a parte de punição, mas também a parte pedagógica que o tribunal precisa fazer para que o gestor tenha conhecimento para evitar falhas e punições. Com certeza, na outra gestão, eu fiz o melhor datacenter da Região Norte, mas agora com essa nova gestão, eu pretendo incrementar melhorias fundamentais para que o tribunal possa evoluir cada vez mais. Eu pretendo fazer com que o trabalho seja necessário, que o tribunal tenha mais controle na gestão pública, nos gastos e também na harmonia que eu sempre prezei, não só com o próprio tribunal, mas com os poderes”, destacou.
O ex-presidente do Tribunal de Contas, o conselheiro Érico Desterro, destaca os feitos dos últimos dois anos de sua gestão, como o recente “Selo Diamante de Transparência”, sendo o único órgão no Amazonas com a nomeação.
“O Tribunal nesses dois anos evoluiu em vários aspectos, sobretudo o que diz respeito à transparência e integridade, inovação tecnológica e investimento na carreira. Ontem mesmo estivemos em Fortaleza e recebemos lá o selo Diamante de Transparência, o único órgão do Estado do Amazonas com 100% de transparência”, salientou.
Segundo Érico, o TCE-AM passa para a próxima gestão com avanço na tecnologia e nos trâmites de processos no Tribunal.
“Nós, hoje, no que diz respeito à inovação tecnológica, estamos já trabalhando, inclusive, com inteligência artificial, o que viabiliza e possibilita que o Tribunal possa agir mais atualizadamente, fazendo acompanhamento. Hoje eu tive uma satisfação muito grande, eu abri meu computador e verificava que existem 3.975 processos em trâmite no Tribunal de Contas. Quando eu cheguei, eram mais de 7 mil. Então tudo isso que eu deixo para que a nova administração possa ainda mais melhorar e fazer com que o Tribunal avance cada vez mais”, declarou.
Yara Lins, primeira mulher no cargo
A conselheira Yara Lins dos Santos, de 66 anos, foi eleita para comandar o Tribunal de Contas do Amazonas pela segunda vez. Em 2017, ela foi a primeira mulher a assumir a presidência do tribunal.
Formada em Direito e Ciências Contábeis, Yara Lins completa, no próximo ano, 49 anos de funcionalismo no Tribunal de Contas do Amazonas.
Ingressando como taquigrafá em 1975 por meio de concurso público, Yara passou pelos cargos de auditora-adjunta e auditora, antes de ser empossada como conselheira, em 2014.
Como primeira mulher a presidir a Corte de Contas amazonense, a gestão da conselheira no biênio 2018-2019 foi marcada pelo início de um processo de modernização e atualização dos serviços.
RELACIONADAS
+ TCE-AM: ‘Colar do Mérito de Contas’ é entregue a 14 personalidades