O desmatamento no Amazonas registrou uma queda de  79% neste ano, no mês de novembro, segundo um levantamento realizado pelo Instituto Imazon divulgado nesta terça-feira (26).

Conforme o monitoramento feito por satélites, foi a maior queda na taxa de desmatamento em 2023.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Os dados indicam que, para o mês, o desmate foi de 14 km², 79% a menos do que a área calculada no mesmo período de 2022, quando atingiu 66 km².

Conforme o último boletim, o acumulado de janeiro a novembro, também apresentou reduções para o Amazonas. Neste período, o desmatamento teve redução de 66%, passando de 2.542 km² em 2022 para 868 km² neste ano.

De acordo com outra análise feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que também indicam reduções -83% na análise mensal e -65,4% no acumulado de janeiro a novembro. 

Para secretário da Sema, Eduardo Taveira, é importante estudos como esse realizados pelo Imazon, pois reforçam a continuidade em fiscalizar o desmatamento ilegal.

“O Estado está com um programa Jurisdicional de REDD+ [sigla para Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal) e toda a redução é importante para gerar novos créditos de carbono de alta integridade no futuro”, disse.

Amazônia

Quando considerados todos os estados da Amazônia Legal, novembro também registrou a maior queda na taxa de desmatamento de todo o ano. 

Foram 116 km² neste ano contra 590 km² em 2022, representando uma baixa de 80% na comparação entre os meses. Esse também foi o menor patamar de desmatamento alcançado em novembro desde 2017. 

Já na análise do acumulado de janeiro a novembro, o Imazon aponta uma redução de 62% do desmatamento. 

De 10.286 km² registrados no ano passado, a Amazônia Legal contabilizou 3.922 km² em 2023, sendo a menor derrubada para o período desde 2017.

RELACIONADAS

+ Cratera abre e interdita trecho da BR-174 no Amazonas

+ No Amazonas, policiais salvam bebê engasgado na véspera de Natal

+ Rios da Bacia do Amazonas saem da fase de alerta de seca, diz SGB

+ Seca no AM: confira dados atualizados das calhas dos rios nesta terça