Ícone do site Portal Norte

Teatros da Amazônia podem se tornar Patrimônio Mundial da UNESCO

Theatro da Paz pode virar Patrimônio Mundial da Unesco

Theatro da Paz pode virar Patrimônio Mundial da Unesco

O Theatro da Paz, em Belém (PA), e o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), poderão ser reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco. Ambos já são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural Brasileiro, desde 1963 e 1966, respectivamente. 

O Iphan deve coordenar o processo da candidatura e apresentá-la, representando o Brasil, ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco. Os teatros de Belém e Manaus, símbolos do ciclo da borracha na região, representam as artes, arquitetura e história da Amazônia, além da região com a economia e a geopolítica internacional entre os séculos XIX e XX.

O diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Schlee, afirmou à EBC que a candidatura sempre se apresenta como um “rico e estimulante desafio”. 

Os teatros da Amazônia foram inscritos na Lista Indicativa de Patrimônio Mundial, que é uma etapa prévia e serve como instrumento de planejamento e preparação para as candidaturas.

Caso sejam reconhecidos, os teatros farão parte de uma lista que já inclui 14 bens brasileiros, como o Cais do Valongo, os centros históricos de Ouro Preto (MG), São Luís (MA) e Salvador (BA), entre outros.

Sair da versão mobile