O desenvolvimento da primeira noite do Festival Folclórico de Parintins do Boi Caprichoso contou com homenagens aos mestres e mestras da cultura parintinense na recepção da Sinhazinha da Fazenda ao “Malúù Dúdú”.
A Figura Típica Regional, com alegorias assinadas pelos irmãos Preto e Paulo Pimentel, mostra personalidades reconhecidas da “Ilha da Magia”. A apresentação conta com a chegada do Boi Caprichoso e a evolução de Valentina Cid como Sinhazinha.
“São heranças passadas de geração a geração, formas e experiências vívidas dos saberes de gentes de tantos lugares. A Figura Típica procura visibilizar tipos humanos da região, uma maneira de reverenciar as especificidades amazônicas”, explica o bumbá.
O momento contou com os versos do Amo do Boi, Prince. Ele aproveitou a ocasião para “cutucar” o item do boi contrário e valorizar a tradição do Caprichoso.
Ângela Mendes, filha de Chico Mendes, fez participação no ato como evocação aos esforços do pai para preservar a Amazônia antes da chegada do Bicho Folharal.
Para o Ritual Indígena, o Caprichoso encerrou a apresentação com o líder Yanomami Davi Kopenawa na arena. O indígena é a figura central da alegoria de Motokhari, que faz parte do Ritual Indígena, interpretado pelo Pajé Erick Beltrão.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.