O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) recomenda compostagem e mecanização para amenizar perdas na produtividade de agricultores e produtores rurais diante da previsão de uma severa estiagem.
A mecanização, que envolve o uso de maquinário agrícola, é apresentada como uma prática sustentável que dispensa o uso de queimadas no preparo do solo.
O Idam tem promovido cursos de capacitação e projetos de crédito rural para a aquisição de máquinas agrícolas. A iniciativa destaca a prática na redução do uso do fogo no setor agropecuário.
Outra ação para amenizar os efeitos da seca é a compostagem. A ação utiliza restos orgânicos como folhas, capim e restos de alimentos, transformando-os em adubo orgânico.
Esse método previne queimadas, comuns em períodos de calor intenso, e promove uma agricultura sem queima.
O gerente de Apoio à Produção Orgânica, Mario Ono, enfatiza que a compostagem é um método de reciclagem e tratamento de resíduos orgânicos que depende do controle de fatores como umidade, temperatura e aeração, além de ser associada a tecnologias e práticas agroecológicas como biofertilizantes e sistemas agroflorestais.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.
* Com informações da Assessoria