“Por que Manaus está tão quente esses dias?”, questionou uma internauta. A interrogação angustiada permeia a cabeça de outros moradores da capital amazonense, que reclamam da mesma situação: o calor na cidade.
O famoso “verão amazônico” já dá os seus primeiros sinais e, que mora em Manaus, logo lembra dos recordes de calor em 2023. Entre junho e novembro, a cidade entra na estação de chuvas escassas e calor extremo.
Em 2023, o dia mais quente do ano ocorreu em 10 de outubro, segundo o Instituto Nacional de Metereologia ao Climatempo. Na ocasião, a cidade experimentou a temperatura histórica de 40 °C.
Naquele período, a partir de setembro, Manaus registrava recorrentes recordes de calor para aquele em ano. Na data do recorde, a cidade ficou com temperaturas acima dos 39 °C e com um pico de 40 °C, um recorde para a data.
Manaus está quente?
Para alguns moradores, sim, Manaus já está enfrentando dias quentes. A página de humor e entretenimento focada na cidade publicou um comentário: “Manaus está absurdamente quente hoje”, disse um internauta na última quarta-feira (31).
Nos comentários da publicação, muitos internautas desabafaram sobre o mesmo problema. Um dia depois, na quinta-feira (1º), a reclamação permaneceu a mesma: o calor.
No X, antigo Twitter, muitos usuários da plataforma usaram o espaço para desabafar sobre o clima da cidade: “De uma coisa eu tenho certeza, Manaus ia ganhar ouro na capital mais quente do mundo”, disse uma internauta. Em seguida, outra pessoa acrescentou: “Todos os anos seguidos”.
Temperatura de hoje 02/08
Começamos o mês de agosto e, no seu segundo dia, as reclamações de calor permanecem.
Segundo a previsão de tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a máxima desta sexta-feira (2) é de 36 °C. Além disso, o Centro prevê apenas 5% de probabilidade de chuva em Manaus.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.