Ícone do site Portal Norte

Fumaça em Manaus deixa locais com ar ‘muito ruim’ nesta terça (13)

Fumaça encobre Manaus por vários dias - Foto João VianaSemcom

Fumaça encobre Manaus por vários dias - Foto João Viana/Semcom

Pelo quarto dia consecutivo, Manaus acordou envolta em uma espessa camada de fumaça nesta terça-feira (13). 

Desde o sábado (10), Manaus sofre com a forte “neblina”, alcançando níveis de poluição do ar considerada “muito ruim” em algumas zonas da capital. 

Durante esta época do ano, o cenário é consequência direta das queimadas no período seco, que se estende de julho a novembro.

Esse cenário tem se repetido anualmente, refletindo um problema ambiental crescente na região. As queimadas, que muitas vezes são causadas por práticas inadequadas e desmatamento, contribuem para a péssima qualidade do ar e para a piora da saúde pública. 

Densa fumaça em Manaus

Mesmo com a chuva nesta madrugada, a fumaça densa piorou mais ainda em alguns bairros de Manaus que amanheceram cobertos de fumaça e com a qualidade do ar considerada “Muito Ruim”.

Municípios com maior índice de fumaça

Esses municípios foram os que registraram os maiores índices de autuações. Além disso, as ações foram realizadas também em Manicoré, Tapauá, Boca do Acre e Lábrea.

Conforme o Centro de Monitoramento Ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e dados da Secretária do Meio Ambiente (Sema), a fumaça registrada é oriunda de queimadas no sul do Amazonas.

No fim da semana (dias 10 a 11), 74% das queimadas ocorreram em territórios federais, seguidos por 14% em vazios cartográficos, sendo apenas dois focos registrados na Região Metropolitana de Manaus.

Em nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente afirma que também realiza o monitoramento em Unidades de Conservação (UCs) estaduais que são a gestão direta da pasta e o governo estadual reforça, ainda, que tem dado apoio às ações de fiscalização dentro das áreas federais.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile