Em agosto, o Amazonas registrou quase 3 mil focos de queimadas nos primeiros dez dias, conforme dados da plataforma BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Esse número representa um aumento de 179,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.019 focos de incêndio.

Os municípios mais afetados são Apuí, com 2.517 focos, e Lábrea, com 1.286 focos. Ambos estão localizados no sul do Amazonas, em uma área conhecida como “arco do fogo”, onde os incêndios florestais são mais frequentes.

Ações de combate às queimadas no Amazonas

Manaus entrou em estado de mobilização após uma densa camada de fumaça cobrir o céu da capital por quatro dias consecutivos.

Em entrevista, o prefeito de Manaus, David Almeida, afirmou que a ação permitirá à prefeitura criar um Comitê de Combate às Queimadas, além de realizar publicações diárias de boletins, campanhas de conscientização e fiscalização pela Guarda Municipal Ambiental.

A prefeitura também anunciou medidas para evitar o uso do fogo na preparação do solo e na queima de resíduos nas áreas rurais.

Em resposta às queimadas, o governo estadual informou que o Corpo de Bombeiros atua desde junho no sul do estado com a Operação Aceiro.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também estão envolvidos no combate.

Queimadas na região metropolitana

Na última semana, Manaus não registrou queimadas, segundo o Inpe. No entanto, municípios da região metropolitana tiveram 29 incêndios, distribuídos da seguinte forma:

  • Manacapuru (9);
  • Autazes (8)
  • Careiro (5);
  • Careiro da Várzea (5);
  • Itacoatiara (2); e
  • Manaquiri (1).

Recomendações de Saúde

Desde sábado (10), Manaus enfrenta uma forte neblina que tem levado os níveis de poluição do ar a serem considerados “muito ruins” em algumas áreas da capital. A pneumologista Socorro Cardoso recomenda o uso de máscaras de proteção ao sair de casa devido à alta poluição do ar.

“Se a pessoa precisar permanecer ao ar livre, é recomendado fortemente o uso de máscara, principalmente a N95”, orienta a especialista.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.