Se você precisa realizar denúncias ou reclamações relacionadas a problemas com serviços, produtos ou práticas comerciais em Manaus, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) é o órgão responsável por proteger e assegurar os direitos dos consumidores.

A instituição apresenta as principais formas de contato e orienta como utilizar esses canais para obter auxílio na solução de problemas relacionados a compras, serviços e contratos.

O órgão enfatiza que as demandas podem ser feitas online ou presencialmente na sede do Procon, localizada na Avenida André Araújo, 1500, zona Sul de Manaus.

Sobre o Procon-AM

Qualquer problema ou insatisfação com alguma empresa, loja ou fornecedor que desrespeite os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor e outras regulamentações podem ser recebidos e tratados pelo Procon.

O atendimento no Procon-AM é totalmente gratuito. Após registrar sua reclamação, a empresa será notificada e deve, em um prazo estabelecido, dar uma resposta à queixa apresentada.

Mesmo após falar com a empresa e recorrer ao Procon, o seu problema não foi resolvido, pode-se ingressar uma ação no Juizado Especial Cível, que cuida de casos de menor complexidade.

Como abrir uma reclamação?

Para fazer uma reclamação ou denúncia junto ao Procon-AM, é necessário ter alguns documentos.

Como o comprovante da compra ou contratação do produto/serviço, além de informações sobre o problema enfrentado, como a data em que ocorreu, o tipo de produto ou serviço envolvido e o nome da empresa.

É possível abrir uma reclamação comparecendo a uma unidade presencialmente, ou pela internet, ou telefone.

Documentos necessários para realizar a reclamação

  • Dados da empresa da qual deseja fazer a reclamação (nome, CNPJ, endereço)
  • Todas as informações relativas ao produto ou serviço (nota fiscal, modelo, registros de tela da compra).
  • Provas das suas tentativas de resolver o problema com a empresa (protocolos de atendimento, conversações por e-mail, carta, etc).

Como realizar a denúncia presencialmente?

Para fazer a reclamação de forma presencial, o consumidor deve comparecer ao Procon-AM, que está localizado na avenida André Araújo, n.º 1500, no horário das 8 às 14h, pegue uma senha e aguarde ser chamado.

E para o atendimento pessoal, é preciso apresentar o RG do consumidor ou de seu representante legal. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal.

Pela internet ou telefone

O órgão oferece a opção de registrar denúncias online, através do site oficial, onde o consumidor pode preencher um formulário detalhando o problema enfrentado. Além disso, é possível anexar documentos que comprovem a irregularidade, como notas fiscais, contratos ou outros registros pertinentes.

O consumidor pode ligar também para os números: 0800-092-1512 ou 32154009.

Além deste recurso, o órgão possui uma aba do site com um formulário online para receber denúncias relacionadas à má prestação de serviço por parte dos planos de saúde.

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