Ícone do site Portal Norte

5 de setembro: por que é feriado em Manaus?

5 de setembro é feriado em Manaus e outras cidades do Amazonas - Foto: Bárbara Fernandes

5 de setembro é feriado em Manaus e outras cidades do Amazonas - Foto: Bárbara Fernandes

O dia 5 de setembro é feriado em Manaus e em todo o Amazonas, que comemora a elevação à categoria de província. A data remonta a 1850, quando o território oficialmente se desmembrou da Província do Grão-Pará.

Ainda nesta semana, o estado, junto do restante do Brasil, comemora o dia 7 de setembro, Dia da Independência. A data marca a declaração de independência do país do domínio português em 1822.

5 de setembro: origem da data

No 5 de setembro, feriado estadual no Amazonas, os amazonenses celebram a elevação da região à categoria de província em 1850, quando a antiga capitania de São José do Rio Negro tornou-se independente da Província do Grão-Pará.

Durante o Segundo Reinado, essa mudança marcou um avanço significativo, permitindo a abertura da navegação e o desenvolvimento econômico da região.

A data homenageia figuras como João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha e Dom Romualdo Antônio de Seixas, que lutaram pela autonomia do Amazonas.

Só é feriado em Manaus?

Por ser um feriado estadual, a expectativa é que se estenda para todos os municípios do Amazonas. Diferente dos feriados nacionais, válidos em todo o país, os feriados estaduais são determinados e celebrados apenas nas fronteiras do estado que os institui.

O Amazonas possui 62 municípios, incluindo Manaus, Tabatinga, Itacoatiara, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Coari, Manacapuru, Eirunepé e Parintins.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile