O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, esteve em Manaus nesta quinta-feira (5). Ele reforçou a preocupação com a seca no Amazonas e destacou o potencial das iniciativas de bioeconomia para a região.

Padilha compareceu ao Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em Manaus, para receber propostas para a elaboração do Plano Governamental de Investimento em pesquisa e inovação na Amazônia.

Pesquisa, inovação e desenvolvimento na Amazônia

Ele afirmou que o evento contribui para pensar a Amazônia “cada vez mais como polo de produção, de tecnologia, de riqueza, de produtos, de formação dos profissionais e oportunidades pros nossos jovens”.

O objetivo da elaboração desse plano é fortalecer a bioeconomia, com o crescimento econômico sustentável, inclusão social e geração de emprego na região. Na ocasião, o ministro afirmou também que Lula deve ir a Manaus para anunciar medidas contra os impactos da seca e das queimadas.

Evento em Manaus contou com mais de 70 representantes de 43 instituições do governo, academia, empresas e organizações sociais – Foto: Divulgação/ Eduard Marinho/ CBA.

Investimentos para enfrentar a seca no Amazonas

Além da preocupação com as iniciativas comerciais, Alexandre Padilha demonstrou preocupação com “cuidar do povo do Amazonas” e disse que o Governo Federal já está agindo para diminuir os efeitos negativos da seca nas cidades do estado.

“Vamos observar também a situação da seca aqui no estado do Amazonas que preocupa o presidente Lula, tem falado direto, temos uma sala de situação permanente do Governo Federal. Já está agindo, já está repassando recursos, garantindo ações aqui pra os municípios que decretaram situação de emergência. O presidente tem feito questão de monitorar de perto diariamente essa situação”, argumenta o ministro.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.