Ícone do site Portal Norte

Seca no Amazonas 2024: Manaus declara emergência diante do atual nível do Rio Negro

Rio-Negro

Foto: Divulgação/ANA

A Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência por 180 dias devido à grave seca que atinge o Rio Negro. A decisão visa implementar ações urgentes para apoiar as comunidades ribeirinhas afetadas pela estiagem e incluir Manaus entre os municípios que devem receber recursos do Governo Federal para enfrentar a seca na região amazônica.

O anúncio foi publicado pelo prefeito David Almeida na quarta-feira (11), pelas redes sociais. Na publicação, ele diz que a visita do presidente Lula (PT), na terça (10), foi um fator importante na decisão, trazendo a promessa de novos recursos para auxiliar a prefeitura.

“Esse decreto nos ajudará a levar a atenção básica pública para todas as famílias que podem sofrer com a seca. Vamos nos unir e trabalhar ao máximo pra minimizar as consequências desse delicado período”, publicou David Almeida nas redes sociais.

De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, na quarta-feira (11), o nível do Rio Negro caiu 26 centímetros, registrando uma marca de 17,21 metros. No ano passado, o rio atingiu o menor nível dos últimos 120 anos durante a seca.

Fornecimento de água em Manaus

Mesmo com a situação de emergência, a concessionária Águas de Manaus, em parceria com a prefeitura, garantiu que o abastecimento de água na região seguirá sem interrupções. Isso graças ao uso de bombas flutuantes que serão posicionadas no meio do Rio Negra, em um ponto mais profundo.

Além de garantir o abastecimento na área urbana, a Águas de Manaus afirmou que também atuará no fornecimento de água para comunidades ribeirinhas afetadas pela seca do Amazonas.

Seca no Amazonas em 2024

O boletim de estiagem, publicado nesta quinta-feira (12), atualizou o número de famílias afetadas para 91.142. Antes disso, na terça (10), o documento sinalizava para 85.089 afetados.

Como se proteger no clima seco

O cenário de incêndios também faz com que os episódios críticos de poluição do ar fiquem mais frequentes e as doenças causadas impactem mais pessoas.

Para manter a saúde da pele e lidar com os efeitos adversos do clima seco, é fundamental seguir algumas recomendações:

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile