A crise climática no Amazonas atinge níveis críticos, levando Nhamundá, Atalaia do Norte e Manacapuru a enfrentar racionamentos de água, falta de energia e elevação do preço de alimentos em meio a uma seca severa, como mostra a puração de Sayman Queiroz.

A situação em Nhamundá já se agrava, com a Prefeitura anunciando racionamento de água a partir da próxima sexta-feira (20). A justificativa é garantir a recuperação dos aquíferos e evitar sobrecarga no sistema de bombeamento.

Água racionada em Nhamundá

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) informou que a seca afetou os níveis dos poços artesianos na cidade. A partir do dia 20, apenas três dos sete poços operarão 24 horas por dia, enquanto dois funcionarão até às 22h e os outros dois, até 20h.

Cerca de 8 mil moradores já sofrem com os impactos da seca em Nhamundá, que decretou situação de emergência no dia 12 de setembro. Pouco depois, todos os 62 municípios do Amazonas decretaram emergência.

Em nota, a Prefeitura justificou a medida, explicando que a redução drástica das chuvas compromete os níveis estáticos e dinâmicos dos poços, além de reduzir a disponibilidade de água nos mananciais e lençóis freáticos.

Com a queda nos níveis de água, os poços, que operam 20 horas diárias, terão seu tempo de funcionamento temporariamente reduzido.

Aumento do preço de alimentos em Atalaia do Norte

A seca também afeta o município de Atalaia do Norte, onde o isolamento geográfico agrava a situação. Os moradores enfrentam aumentos nos preços dos alimentos e dificuldades no escoamento da produção agrícola.

O agricultor Francisco Paulo da Silva, por exemplo, colheu melancias, mas não consegue transportar o produto devido à baixa do rio, que acumula tocos e areia, tornando a navegação impossível com a carga pesada.

Falta de energia em Manacapuru

Já em Manacapuru, os moradores se preparam para enfrentar 10 horas sem energia elétrica no próximo domingo (22), em pleno dia de calor intenso.

A previsão é que as temperaturas cheguem a 37°C, e a interrupção no fornecimento ocorrerá das 05h30 às 14h30, devido a uma manutenção preventiva emergencial na subestação de Iranduba, segundo comunicado da Amazonas Energia.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.