A fumaça em Manaus, registrada nesta quinta-feira (19), levou a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) a suspenderem as atividades presenciais.
A Ufam suspende todas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais até o próximo sábado (21), as substituindo por remotas. O procedimento segue as orientações do Ministério da Educação (MEC).
Por outro lado, a suspensão na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) segue até sexta-feira (20), conforme noticiou em seu Instagram. Além disso, reforçou a adoção de hábitos de proteção.
A universidade indica o uso de máscaras, preferencialmente dos tipos PFF1, PFF2 ou PFF3, as quais são mais eficazes contra partículas de fumaça. Na falta dessas, o uso de máscaras cirúrgicas é sugerido.
Fumaça em Manaus
Atualmente, Manaus enfrenta uma situação crítica de poluição atmosférica, com a qualidade do ar classificada como “péssima”, segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância (SELVA). Diariamente, o Portal Norte apresenta os dados da qualidade do ar em Manaus.
A poluição, causada principalmente pelas queimadas no Amazonas, atingiu níveis entre 125 e 160 µg/m³, comprometendo a saúde pública. Nos últimos dias, a cidade alternou entre classificações de “moderada” e “ruim” para a qualidade do ar.
Em resposta aos incêndios florestais, autorizaram a Força Nacional de Segurança Pública a atuar em seis estados da Região Norte.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.