A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou nesta terça-feira, 26, dados que mostram que Manaus tem 265.184 mil pessoas que estão atrasadas na segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Segundo o Sistema Municipal de Vacinação (SMV) até às 10h30 dessa terça, a vacina da Pfizer é a que possuía mais faltosos. Ao todo são 99.464 mil pessoas que deixaram passar os 56 dias entre as duas doses.

Ainda segundo o SMV, um total de 88.246 mil não voltaram para tomar a segunda dose da AstraZeneca e 77.474 deixaram passar o prazo de concluir o esquema vacinal com a CoronaVac.

Segundo a Semsa, os números são flutuantes, e variam de acordo com as segundas doses aplicadas no dia.

A secretaria também ressalta que é importante lembrar que a vacina contra a Covid só garante eficácia quando completado o esquema vacinal, ou seja, a pessoa precisa receber as duas doses do imunizante.

Contudo, mesmo com o esquema vacinal completo, isso não impede que até mesmo as pessoas vacinadas contraiam a doença. Porém, a vacina diminui os riscos de agravamento e internação e, consequentemente, de mortes em decorrência da doença.

Manaus alcançou na última terça-feira a marca de 50% da população totalmente imunizada, ou seja, com as duas doses da vacina ou a dose única da Jansen.

No entanto, o número ideal defendido por especialistas é de 70 a 80%. Portanto, é importante que quem ainda não completou o esquema vacinal e está no prazo, retorne para se imunizar totalmente e assim elevar o índice de imunização da cidade.

_____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Beneficiários nascidos em julho recebem nesta quarta a última parcela do auxílio

 

Manaus inicia processo seletivo para capacitação de armamento da Guarda Municipal

 

Sine Manaus e AM ofertam 332 vagas de emprego para esta quarta-feira

 

Em Manaus, criminosos invadem casa, matam pintor e mãe da vítima é baleada na pélvis

 

Piratas de rio são suspeitos de sequestrar família e matar duas mulheres no Rio Amazonas