A população que frequenta a Ponta das Lajes, onde será construído o Parque Encontro das Águas, devem ficar atentos para visitas e banhos no local. O espaço fica localizado na orla do Bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus. 

A prefeitura de Manaus informa que o Parque Encontro das Águas está em projeto, fase de prospecções e etapa de estudos, para a sua implantação e detalhamento.

– Compartilhe esta notícia no seu Whatsapp

– Compartilhe esta notícia no seu Telegram

Por isso o  local não está em funcionamento ou qualquer tipo de operação.

Como o espaço não foi inaugurado e ainda não é uma área preparada para receber visitantes e banhistas.

“Ressalta-se que a segurança dos banhistas, que eventualmente frequentarem a área, é de responsabilidade dos mesmos, uma vez que o parque, ainda em desenvolvimento, não conta com infraestrutura para receber a população, desde salva-vidas até segurança pública”, disse em nota a prefeitura.

É preciso informar que áreas de orla são de competência da União e da Marinha e, no momento, a faixa de praia na região não está estruturada como ocorre na Ponta Negra. Esse trabalho deverá ser realizado em conjunto com os estudos de viabilidade, que a prefeitura está promovendo no parque. 

______________________________________

RELACIONADAS

+ Em Manaus, população deve ficar atenta a proibição de banho na área conhecida como ‘prainha’ ou ‘pedral’ na Ponta Negra

VÍDEO: homem é atacado por jacaré após nadar em lago proibido para banho, em Campo Grande (MS)

+ Mulher de 42 anos desaparece durante banho de rio em Manaus

______________________________________

Projeto 

Além dos elementos do projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer, a proposta está recebendo novos estudos para sua implantação e atualização, incluindo um heliponto e um sky glass, plataforma estaiada de vidro e aço, com uma altura entre 50 metros e 60 metros, com visão panorâmica e um elevador para acesso à faixa de praia.

Em razão dos estudos e necessidade de limpeza no local, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizou serviços de podas, capinação e melhorias no acesso interno, mantendo equipes na área.

A equipe técnica do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) está alocando espaços para piqueniques, estacionamentos e estruturas institucionais, que vão garantir o funcionamento do parque, sua preservação, segurança, beleza e limpeza.

Há previsão de muitos espaços sombreados, grandes áreas para paisagismo e melhorias no acesso, lembrando que a visão do encontro dos rios, um dos cartões-postais de Manaus, será sempre em primeiro plano.

O cronograma prevê a entrega do grande monumento, provavelmente no primeiro semestre de 2023. Como ainda necessita de projeto básico e executivo, após os estudos de implantação, e lançamento de licitação, a previsão do início das obras é para até o segundo semestre de 2022.

O arquiteto Niemeyer desenhou uma estrutura em concreto armado, na sua assinatura de reinterpretação de materiais modernos e volumes puros, na relação arte-arquitetura. Para o parque, há o contraste geométrico entre formas arquitetônicas orgânicas, a representação dos rios, com a natureza exuberante.

____________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Teresa Santos, do Ceará, vence o Miss Brasil 2021

 

Confira as 267 vagas de emprego ofertadas nesta quarta-feira em Manaus

 

Beneficiários nascidos em junho podem sacar o auxílio emergencial nesta quarta

 

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 90 milhões nesta quarta-feira

 

Procon-AM apreende mais de 500 kg de alimentos vencidos em supermercado do bairro Praça 14, em Manaus