Os pedestres já estão liberados para transitar na rua Henrique Martins, no Centro de Manaus. No dia 18 de novembro um prédio desabou e a via foi interditada para obras. 

A rua estava interditada para obra de recuperação da área afetada por uma grande erosão ocasionada na rede de drenagem.

– Envie esta notícia pelo Whatsapp

– Envie esta notícia pelo Telegram

A rua Henrique Martins já está liberada para comerciantes e consumidores transitarem de forma segura, especialmente nessa época de fim de ano, quando aumenta o fluxo de pessoas no local.

A prefeitura finaliza apenas a recuperação da calçada para entregar 100% da obra antes do fim do ano.

Obra

No local, havia prédios antigos construídos irregularmente em cima da galeria, a qual não suportou o peso dos imóveis e o grande fluxo de águas pluviais, e por isso, estava em eminente risco de desabamento.

Por conta do risco de desabamento do imóvel vizinho, os serviços de reconstrução da rede foram feitos manualmente, visto que as trepidações que os equipamentos mecânicos iriam causar poderiam botar em risco a vida dos trabalhadores. 

___________________________

RELACIONADAS

+ Prédio desaba no Centro de Manaus; veja o vídeo

Após desabamento de prédio em Manaus, Defesa Civil descarta problemas em outros imóveis no Centro

Black Friday 2021: buraco na rua Henrique Martins dificulta vendas nas lojas

__________________________

“O prédio já estava interditado por risco de desabamento, por conta de sua fundação estar exposta e por isso não podíamos entrar de imediato com as máquinas. Iniciamos os trabalhos no dia 20 de setembro e só após o desabamento do outro prédio, no dia 18 de novembro, pudemos entrar com o maquinário e acelerar a obra”, afirmou Mendes.

No local foi realizado escavações em toda a área da galeria, além da instalação de duas caixas de passagem para fazer o engastamento da estrutura da galeria antiga e da nova, uma a montante e outra a jusante, interligadas por aduelas de dois metros de concreto armado, todas novas, e com um cálculo para suportar um peso muito maior que o das galerias antigas.

Foram ligada 15 metros de aduelas, aumentando a vazão da água na galeria e também realizamos a construção de um poço de visita na caixa a jusante para fazer as manutenções periódicas.

Desabamento

O desabamento do prédio na rua Henrique Martins ocorreu na noite de 18 de novembro. O local estava vazio e não houve vítimas.

O imóvel estava interditado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), desde o início das obras. A área foi interditada pela Defesa Civil do município, e dentro do perímetro demarcado, a Seminf fiscalizou os trabalhos de implantação das novas galerias de águas pluviais, que já foram concluídos.

A ação foi fiscalizada pelo prefeito David Almeida e pelo vice-prefeito e secretário da Seminf Marcos Rotta, que salientaram a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de não realizar construções em locais irregulares.
 
A Prefeitura de Manaus irá intensificar as fiscalizações em obras realizadas pela cidade, para assim, evitar que novas irregularidades aconteçam, minimizando o surgimento de pontos de erosão no futuro.

________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS