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Confira o ranking dos serviços com mais reclamações de consumidores no Procon-AM

O ano de 2021 teve como marca o registro da insatisfação de muitos consumidores. No Amazonas, as empresas com os maiores números de reclamações são as concessionárias de energia, água e serviços telefônicos.

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Segundo dados do Procon-AM, de janeiro a outubro de 2021, no ranking de empresa com o maior número de reclamações está a Amazonas Energia, com 1.900 registros. Em segundo lugar, a Águas de Manaus com 1.115 e em seguida a Oi com 218 registros.

Quando comparado com o ano de 2020, a lista não muda. A Amazonas Energia continua sendo a campeã de insatisfação.

 

Confira o ranking das empresas que mais o órgão recebe reclamações em 2021:

01. Amazonas Energia – 1.900 registros

02. Águas de Manaus – 1.115 registros

03. Oi – 218 registros

04. Claro/Net – 167 registros

05. Vivo – 115 registros

06. Banco Panamericano – 63 registros

07. Bemol – 56 registros

08. Banco BMG – 47 registros

09. Samsung – 43 registros

10. Banco C6 Consignado – 41 registros

 

Ranking das cinco empresas mais citadas em 2020:

01. Amazonas Energia – 27.823 registros

02. Águas de Manaus – 967 registros

03. Oi móvel e fixo – 424 registros

04. Claro/NET – 400 registros

05. Vivo – 337 registros

 

Para que o consumidor exija seus direitos de forma mais eficaz o ideal é conhecê-lo. Com este objetivo, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) lançaram cartilhas para orientar o consumidor amazonense.

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-Aleam) lançou a 2ª edição da Cartilha do Consumidor, que visa orientar o consumidor sobre seus direitos e deveres, com textos e leis relacionados ao direito do consumidor. A cartilha também facilita o contato com os órgãos de defesa dos direitos.

A Defenderia Púbica do Amazonas também lançou a cartilha digital “+Direitos – Guia prático do consumidor na pandemia” que traz informações sobre direitos do consumidor diretamente relacionados à pandemia, como: redução do valor de mensalidades escolares, não aplicação de reajuste de planos de saúde, internação hospitalar, reembolso de despesa com viagens canceladas por força da pandemia e proibição de corte dos serviços de água e energia elétrica por falta de pagamento.

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