Os banhistas e as embarcações que passam pela praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, devem ficar atentos aos protocolos e medidas de uso correto da praia.

As embarcações como lanchas e jet ski devem manter distanciamento de 200 metros..

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Situações de risco têm sido verificadas e acompanhadas pela comissão que atua na gestão do parque, fazendo inclusive o acionamento da Marinha do Brasil. 

“Nossa orientação é que todos que usam barcos e jet ski nas proximidades da Ponta Negra mantenham a distância determinada e evitem colocar os banhistas e a si próprios em qualquer situação de risco. Nossa maior preocupação é a segurança de todos que frequentam o complexo e a praia. E quando necessário sempre acionamos a Capitania e a Marinha”, disse o subcoordenador da comissão do parque, Alfredo Cesar Freitas.

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental tem intensificado ações de inspeção naval com a liberação de praias devido à flexibilização diante da redução de casos da Covid-19.

As inspeções ocorrem, principalmente, na região do Tarumã e nos principais pontos turísticos da região como Ponta Negra, Praia da Lua, Praia do Tupé, Praia Dourada e Prainha.

_______________________

RELACIONADAS

Letreiro turístico ganha piso acessível na Ponta Negra, em Manaus

Em Manaus, população deve ficar alerta para proibição de garrafas de vidro na Ponta Negra

Novas atrações: David Almeida tenta verba para parque com roda gigante e aquário na Ponta Negra, e turismo pelo rio na orla de Manaus

_______________________

Além das atividades de fiscalização, os militares conscientizam e orientam os motonautas e embarcações quanto ao cuidado com os banhistas, mantendo a distância de 200 metros das praias, conforme as Normas da Autoridade Marítima (Normam 03 e 07 /DPC) e a obrigatoriedade do uso do colete salva-vidas (Normam 03 e 05/DPC).

Durante as fiscalizações, são verificados aspectos como a documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, além do material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros) e o limite da lotação da embarcação.

Nas abordagens, rotineiramente os inspetores navais ressaltam a importância do uso de equipamentos de segurança necessários para uma navegação segura, como o colete salva-vidas.

Para informações, denúncias ou orientações, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental coloca à disposição da população os números: (92) 99302-5040, que também funciona como Whatsapp, e 185 – Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais.

Normas e bom uso

Os banhistas que frequentam a praia do complexo devem respeitar as normas de uso e não ultrapassar áreas não permitidas para o banho, como é o caso do local chamado de “pedral” ou “prainha”, localizado após a faixa de areia da praia perene.

Os corpos permanentes de segurança atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até às 17h, bem como para a manutenção do patrimônio de todo o complexo.

_____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS