Ícone do site Portal Norte

Guardas Municipais participam do curso de manuseio com armamento letal em Manaus

Iniciou nesta segunda-feira, 18,  o “Curso de Capacitação de Guardas Municipais para o uso de Armamento Letal”, para os guardas muninicpais de Manaus.

O curso tem como objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos técnicos dos servidores que atuam como guardas municipais.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A ação é para garantir pronta-resposta à população, com foco na segurança dos cidadãos e manutenção da ordem pública.

A capacitação faz parte do convênio entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e a Polícia Federal, que valida a formação de guardas municipais armados ao longo de dez anos.

O curso acontece no auditório da Casa Militar, localizado no bairro Compensa 1, zona Oeste da capital.

Reforço nos terminais de ônibus

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) anunciou nesta sgunda, durante abertura do curso que ampliará a presença da Guarda Municipal nos terminais de Manaus.

“Nós vamos avançar, também teremos viaturas em terminais, em grandes locais de concentração de pessoas, e principalmente nos pontos estudados pela nossa equipe de inteligência,  para onde requeira a presença da Guarda Municipal, nós estaremos como força auxiliar ajudando na segurança da cidade de Manaus”, destacou Almeida.

___________________________________

RELACIONADAS

Em Manaus, Ponta Negra recebe reforço no patrulhamento da Guarda Municipal

VÍDEO: guarda Municipal de Manaus recebe 250 pistolas e seis veículos para atuar na proteção do patrimônio público

Em Manaus, guardas municipais podem portar armas de fogo fora de serviço

_______________________________________

Capacitação

O curso será dividido em três etapas, todas com aulas presenciais. A primeira turma, de 40 alunos, terá 60 horas de duração, e as aulas serão no período de 18 de abril a 3 de maio.

O conteúdo será teórico, sobre armamento, como os aspectos legais do uso da arma de fogo e a legislação aplicada. Também serão abordados temas como os fundamentos do tiro: base, empunhadura, visada, acionamento do gatilho e respiração; a manutenção dos armamentos; as técnicas de tiro defensivo, entre elas tiro em baixa luminosidade, embarcado, em deslocamento e em ambientes confinados.

A segunda turma, com 39 alunos, será no período de 4 a 17 de maio. O conteúdo e carga horária serão o mesmo da primeira turma.

Aula prática

No dia 18 de maio, terão início as aulas práticas da capacitação, reunindo os 79 participantes das duas turmas das aulas teóricas.

O local de realização será o estande de tiro do Exército Brasileiro, no Aquartelamento da 12º Grupamento de Artilharia Antiaérea de Selva e também na sala de aula da Espi.

Nessa etapa, os alunos estudarão, entre outros temas, a manutenção dos armamentos; o atendimento pré-hospitalar tático no caso de ferimentos por arma de fogo; o manejo e condução das armas de fogo; a identificação de meios de proteção e tomada de posições; os fundamentos do tiro, como base, empunhadura, visada, acionamento do gatilho e respiração; a identificação e saneamento de panes e/ou incidentes de tiro e a prática de tiro em estande com pistola. Ao final, será feita a avaliação prática de tiro para comprovação de capacidade técnica com a principal arma de porte a ser adotada pela Guarda Municipal.

Os instrutores foram contratados pela Espi, para a realização do treinamento, segundo as diretrizes da Polícia Federal, parceira na organização da capacitação, fazendo a verificação de todo o conteúdo e da qualificação dos profissionais.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile