O Comitê de Gestão de Crises  formado por secretarias municipais se reuniram nesta segunda-feira, 18, no Centro de Cooperação da Cidade, localizado na avenida Umberto Calderaro, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, para discutir os próximos passos do Plano de Contingência da Operação Cheia 2022.

A ações serão coordenadas pela Defesa Civil e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A construção das pontes já iniciou para facilitar o trabalho dos cadastradores que farão o acompanhamento social das famílias.

Essa ação acontece de forma integrada entre Semasc e Fundo Manaus Solidária.

“Nós hoje nos organizamos entre as secretarias para confirmar as atribuições, com base nas atividades do ano passado, mas executando o plano de contingência desse ano, que foi repassado pela Defesa Civil”, disse a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

__________________________________

RELACIONADAS

Defensoria Pública lança ‘Zap da Cheia’ para atender todos os municípios do Amazonas

Defesa Civil oficializa operação Cheia 2022 em Manaus

Manaus inicia plano de contingência para combater efeitos da cheia

__________________________________

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil do município, coronel Fernando Júnior, o trabalho começou em dezembro e deve seguir de forma intensa até meados de junho.

“O trabalho da Defesa Civil começou em dezembro do ano passado, fazendo os levantamentos hidrometeorológicos e monitorando os dados. Essa reunião de alinhamento já é para preparar a resposta e a ajuda às famílias que serão atingidas pela cheia tanto do rio Negro, quanto do rio Amazonas”, ressaltou o coronel.

Com mais de dez secretarias municipais diretamente envolvidas na operação, o objetivo do comitê é alinhar as atividades e somar esforços, uma vez que a cheia desse ano promete ultrapassar a marca de 29 metros, o que caracteriza um evento severo, e deve atingir 19 bairros de Manaus e mais 12 comunidades do rio Negro e 14 do rio Amazonas.

__________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS