Ícone do site Portal Norte

Nomeado pelo Papa, D. Leonardo Steiner conciliará trabalhos como arcebispo de Manaus e cardeal no Vaticano

O arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira, 30, em Manaus, um dia depois de ser nomeado cardeal pelo Papa Francisco.

A partir de agosto, ele passa a conciliar os trabalhos na capital do Amazonas e no Vaticano.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Dom Leonardo revelou ficar surpreso com a nomeação no domingo, 29.

“Ontem de manhã eu fui surpreendido, o Papa não costuma falar sobre isso antes. Ele chega na janela de São Pedro e apresenta a nomeação. Eu fiquei meio incrédulo”, comentou o arcebispo.

O reitor do Seminário São José, Padre Zenildo, explicou que mesmo com a ordenação, o arcebispo seguirá responsável pela Igreja Metropolitana de Manaus.

“Quando o bispo é ordenado cardeal, não é acrescentado nenhuma identidade sacramental. Ele continua sua colaboração com o Papa diretamente, mas a partir da sua igreja local. No caso de Dom Leonardo Steiner, ele continua nosso arcebispo de Manaus”, explicou.

Amazônia

Dom Leonardo destaca que o Papa Francisco tem demostrado interesse em causas ambientais e humanitárias. A amazônia é um dos temas retratados em livros, sínodos e homilia.

“É uma alegria para toda a Amazônia. A minha nomeação não diz a respeito somente a minha pessoa. Nós sabemos como o Papa Francisco tem um carinho especial pela Amazônia e pelas igrejas que estão aqui. No tempo da pandemia, ele [Papa Francisco] teve a delicadeza de ligar para nós e demostrar sua preoculpação com o povo. Essa nomeação mostra o quanto ele está próximo das nossa igrejas e da nossa região”, declarou.

O arcebispo também destacou a representatividade da nomeação de um cardeal da Amazônia.

“O mais importante que vejo é a alegria de ter um cardeal na Amazônia. Papa está olhando para as periferias, ele está olhando para onde a igreja pode estar muito viva e construindo sua história. Queremos ser uma igreja cada vez mais missionária, mais presente e cada vez mais viva”, disse.

_________________________________

RELACIONADAS

+ Arquidiocese de Manaus celebra festa de Pentecostes no dia 5 de junho

+ Com índice de 50% de desistências, reitor de seminário no AM cita desafios para virar padre

_________________________________

Trabalho em dobro

Dom Leonardo destacou que a partir de agora deve participar de viagens para realizar o trabalho designado pelo Vaticano.

“Terei que participar de várias reuniões em Roma, o Papa deverá me nomear para participar de congregações, ou seja, consistórios. Isso significa que irei realizar algumas viagens”, explicou.

De acordo com o arcebispo, ele deve solicitar do Papa mais um bispo auxíliar para a Arquidiocese de Manaus, para ajudar na evangelização na Região Metropolitana. 

Função do Cardeal

Os cardeais são os membros do Colégio Cardinalício, um órgão consultivo do Papa, que tem como função ajudá-lo na governança da Igreja Católica.

Cada cardeal é inserido na respectiva ordem episcopal, presbiteral ou diaconal.

Uma das principais funções do cardeal é ajudar a escolher o sucessor do Papa quando este morre ou resigna ao cargo.

Atualmente, apenas os cardeais que não completaram ainda 80 anos à data do início do conclave podem participar no mesmo.

Investidura
 
A investidura no cargo ocorrerá no dia 27 de agosto. Nesse instante, Dom Leonardo e outros 28 Cardeais receberão os simbolos de consistórios que são: a entrega do Barrete vermelho, do anel cardinalício e da bula de nomeação. A vestimenta dos cardeais são vermelhas.

Visita ao Vaticano 
 
Em Julho, os bispos que compõem a Regional Norte1 e 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irão a Roma e terão audiência com o Papa Francisco.

____________________________________

  ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

Sair da versão mobile