A partir da próxima segunda-feira, 27, começam a circular em Manaus 14 novos ônibus, de um total de 138, para atender usuários do transporte público.

Os novos veículos, que fazem parte do plano de renovação da frota, passaram por uma vistoria na manhã desta terça-feira, 21.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida, a meta é que os ônibus, incluindo os elétricos, estejam em circulação até o final de 2022.

“Assim que esses veículos forem chegando, nós vamos colocando para rodar (…). São ônibus com ar-condicionado, suspensão pneumática e direção hidráulica”, enfatizou David.

O gestor municipal explicou que em função da pandemia de Covid-19 não houve a fabricação de ônibus durante dois anos.

Ainda conforme ele, “em 2022, as fábricas voltaram ao ritmo normal e esses veículos são os primeiros que chegaram a Manaus”.

“A nossa meta é melhorarmos a mobilidade urbana da cidade, melhorarmos o transporte coletivo e investir também em viadutos, passagens de nível e alargamento de vias”, disse o prefeito.

___________________________________

RELACIONADAS

VÍDEO: novo sistema de bilhetagem apresenta falhas e gera filas em pontos e terminais de ônibus em Manaus

Interdição da alça inferior da ponte dos Bilhares altera trajeto de ônibus, em Manaus; veja como fica

VÍDEO: ônibus pega fogo dentro do T5 na Zona Leste de Manaus

___________________________________

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, todos os novos veículos são preparados para atuarem em vias que saem dos bairros e seguem até os terminais utilizando os corredores, visto que são equipados com porta de saída no lado esquerdo.

Ainda conforme Martins, as empresas devem reforçar as linhas que atuam nas zonas Norte e Leste da capital.

“Esses ônibus serão distribuídos pelas empresas nas áreas que mais necessitam. É bom que as pessoas entendam que estamos entrando em uma fase de melhoria tecnológica dos veículos (…). São ônibus que poluem menos, têm suspensão a ar e são menos barulhentos, pois os motores estão na parte traseira. Essa tecnologia, só Manaus e Goiânia (GO) estão usando. Foram as primeiras capitais a receberem esses veículos”, informou Martins.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS