Os cemitérios da capital amazonense estão recebendo nesta semana ações de combate ao Aedes aegypti nesses locais e de serviços de limpeza.

Os trabalhos estão sendo realizados pela secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Limpeza Urbana (Semulsp).

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Os agentes de endemias dos Distritos de Saúde (Disa) Sul, Leste e Oeste, estão realizado os trabalhos nos cemitérios Parque Tarumã, Santa Helena, São João Batista, São Francisco, Nossa Senhora da Piedade e Santo Alberto.

O trabalho dos agentes de endemias inclui a inspeção dos cemitérios; tratamento focal para controle das larvas do mosquito Aedes aegypti, o que é feito com a eliminação de recipientes que podem acumular água e com tratamento de possíveis depósitos; controle vetorial para a eliminação o mosquito adulto, por meio da utilização de Ultra Baixo Volume (UBV) Pesada, técnica de pulverização de inseticida com equipamento acoplado em veículo; e a UBV Costal, com equipamento de pulverização individual.

Os cemitérios são locais considerados como estratégicos no combate ao Aedes aegypti, levando em conta a existência de objetos como vasos de flores, que podem acumular água, assim como os próprios jazigos, facilitando a reprodução do mosquito.

________________________________________

RELACIONADAS

+ Cemitérios de Manaus recebem limpeza para o Dia dos Pais

________________________________________

“Objetivo é evitar riscos para a saúde da população em uma ação de prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes, em especial a dengue”, informou o chefe do Núcleo de Controle de Agravos Transmitidos por Aedes, Edvaldo Raimundo Nazaré da Rocha.

Limpeza

A Prefeitura de Manaus finaliza os serviços de limpeza nos dez campos-santos da capital, que irão funcionar das 6h às 18h.

O titular da Semulsp, Altervi Moreira, explica a logística de atendimento para receber o público nos dez campos-santos de Manaus, sendo seis na capital e quatro na zona rural, coordenados pela pasta.

“Nos campos-santos foi feito todo um trabalho de limpeza, capina, poda e pintura. Estão nós convidamos a todos, pois serão bem recepcionados de uma forma mais humanizada”, destacou Moreira.

Mais de mil servidores municipais atuarão no atendimento e orientação ao público.

Uma grande estrutura de atendimento está sendo montada, por meio da Semulsp, em parceria com as demais secretarias municipais.

Estão sendo concluídos nesta sexta-feira, 12, os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e resíduos sólidos nas alamedas e arredores de sepulturas dos cemitérios.

Estrutura

Ainda na parte física, alguns pontos de luz foram substituídos em todos os cemitérios, que já possuem iluminação a LED.

Serviços de asfaltamento e ordenamento do passeio público também foram implementados nesses espaços.

Trânsito

O monitoramento das vias no entorno dos principais cemitérios da cidade será realizado por agentes de trânsito e fiscais de transportes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

A ação visa garantir a segurança viária e facilitar o acesso dos visitantes aos cemitérios, além de manter a fluidez do tráfego.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS