O desvio de energia elétrica fez a Amazonas Energia autuar um restaurante e cafeteria situado no Distrito Industrial, na Zona Leste de Manaus.

A abordagem ocorreu na terça-feira (25) sendo divulgada nesta quarta (26).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme a empresa, o estabelecimento comercial estava desviando energia por meio de três fases vindo do ramal de entrada.

Durante fiscalização, foram realizados os procedimentos de inspeção técnica, com a constatação do desvio de energia.

Segundo a Amazonas Energia, o medidor de energia que estava no local foi retirado e enviado para alienação, pois não estava cadastrado no sistema da concessionária.

Com isso, a unidade consumidora ficou regularizada com a instalação de nova medição, efetivando contrato de ligação nova.

RELACIONADAS

+ Manutenção deixa 8 bairros de Manaus sem energia elétrica no feriado

+ STF invalida normas do AM, AP e PR sobre alíquota do ICMS maior para energia elétrica e comunicações

Desvio de energia

A concessionária de energia ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraudes na medição sobrecarrega os circuitos.

A prática afeta o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos, colocando em risco a vida de outros.

As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.

O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp 0800 701 3001 e pelo site da concessionária.