Ícone do site Portal Norte

População ‘atrasada’ deve atualizar esquema vacinal contra Covid-19, em Manaus

Principal forma de conter o vírus da Covid-19 é a vacina - Foto: Divulgação/Semsa

Principal forma de conter o vírus da Covid-19 é a vacina - Foto: Divulgação/Semsa

A população de Manaus que ainda não atualizou o esquema vacinal contra a Covid-19 está sendo convocada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para receber o imunizante.

Segundo o órgão, 83 pontos de vacinação estão disponíveis na capital das 8h às 17h, e se estendem até as 20h em dez endereços.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, apela à população que atualize o esquema vacinal, buscando os imunizantes nas unidades da Semsa, cujos endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos no site ou nas redes sociais da secretaria.

Os endereços e horários de funcionamento também podem ser conferidos aqui.

RELACIONADAS

+ Manaus tem 83 pontos de vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira

+ Imunossuprimidos podem receber 5ª dose da vacina contra Covid-19 em Manaus

+ Covid-19: 630 mil pessoas ainda não receberam a 3ª dose em Manaus

“O número de pessoas em atraso com a terceira e quarta doses da vacina é significativo e precisamos que a população colabore e se proteja. Até esta quarta-feira (26), o Sistema Municipal de Vacinação apontava mais de 630 mil pessoas em atraso com a terceira dose e outras 406 mil que ainda não tinham se vacinado com a quarta dose”, disse Shádia.

“São números expressivos que mostram a necessidade de reforçar a segurança coletiva da população. A principal forma de conter o vírus da Covid-19 é a vacina, por isso apelamos que todos cumpram essa importante missão”, acentuou a secretária.

Para atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19, população deve procurar um dos pontos de vacinação da Semsa – Foto: Divulgação/Semsa

Atualização do esquema vacinal e testes rápidos

Shádia Fraxe informou também que a Semsa dispõe de unidades que realizam testes rápidos de antígeno, que devem ser realizados quando os usuários estiverem no prazo de até sete dias do início dos sintomas. Após este período, a recomendação é que o usuário busque uma unidade de saúde para atendimento médico.

O órgão reforça que devido ao período sazonal, quando as síndromes gripais costumam aumentar com a chegada do inverno, é necessário incorporar o uso de máscaras, higienização constante das mãos e evitar aglomerações.

Os dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) e do Vacinômetro apontam que até a quinta-feira (27), pela manhã, do total da população vacinável (3 anos ou mais), 119.645 pessoas ainda não tomaram a primeira dose.

Do número de usuários que receberam a primeira, 227.804 ainda não tomaram a segunda.

Em relação à terceira dose, o SMV aponta que são 630.237 usuários em atraso, enquanto 406.003 precisam tomar a quarta dose do imunizante.

Sair da versão mobile