Dando início ao planejamento das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) para este ano, profissionais que atuam no Distrito de Saúde (Disa) Sul participaram de reunião, na quinta-feira (26).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O encontro foi realizado para alinhar as ações que serão adotadas nas escolas atendidas pelo programa no território, conforme a gestão municipal.

O programa faz parte de uma política intersetorial instituída pelo Ministério da Saúde, implantado em Manaus desde 2009.

A chefe do Núcleo do PSE na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Giane Sena, informou que a atividade, intitulada “Círculos de Vivências”, foi iniciada pelo Disa Sul.

Ainda segundo a gestora, na próxima semana será executada pelos demais Distritos de Saúde da capital.

Saúde dos estudantes

As atividades planejadas têm o objetivo principal de fortalecer a atenção à saúde dos estudantes matriculados na rede pública.

“Nós temos 13 ações pactuadas que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, que trabalham a promoção e prevenção à saúde, a avaliação das condições de saúde e a educação em saúde”, explicou Giane.

Os profissionais de saúde estarão presentes nas escolas para trabalhar a saúde bucal, auditiva, sexual e reprodutiva, a prevenção à obesidade, ao Aedes Aegypti, às ISTs, dentre outros temas.

RELACIONADAS

+ Vacinas bivalentes Covid-19: Ministério divulga plano de imunização

+ Escola tem vagas abertas para alunos com deficiência auditiva no AM

+ Itens do material escolar aumentam 15% em Manaus, segundo Procon-AM

Conforme Giane, as atividades do PSE são realizadas em 257 instituições de ensino da rede pública, em Manaus.

O projeto deve beneficiar alunos tanto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) quanto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Na zona Sul, cerca de 70 escolas são atendidas com as ações do programa.

Círculos de Viviências

Na próxima semana, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, os “Círculos de Vivências” irão reunir profissionais de saúde dos Disas Leste, Norte, Oeste e Rural.

O encontro é para que as atividades do PSE sejam iniciadas junto do ano letivo da rede pública, previsto para o dia 6 de fevereiro.