Neste domingo (2) o projeto ‘Mania de Ler’ apresenta mais uma edição, com destaque à obra ‘Tesouros da Amazônia, de José Guimarães, em Manaus.
Neste domingo a edição ocorre no Largo de São Sebastião, no Centro da cidade, das 16h às 19h.
Conhecido como ‘Maraca’, o autor é original do município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
Para apresentar a sua obra, o artista amazonense participará da edição de domingo, que cai no Dia Internacional do Livro Infantil.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O mês de abril tem datas de valorização à literatura, que remetem a importância de ler para as crianças e a valorização do livro.
Na programação do projeto, no dia 9 de abril é comemorado o Dia da Biblioteca, com participação de Soraia Magalhães, com ‘Lia Sempre Lia’.
Mais atrações do ‘Mania de Ler’
No Dia da Biblioteca, a escritora e bibliotecária, Soraia Magalhães, apresenta a sua obra ‘Lia Sempre Lia’.
A autora comentou sobre a importância da Biblioteca Pública do Amazonas em sua vida.
“As bibliotecas geram aproximação com o hábito da leitura, desde meus 13 anos eu utilizava a Biblioteca Pública do Amazonas para acessar os livros e eu me dava conta de que quando era criança, tinha pouco acesso aos livros infantis. Já na fase adulta, atuando em biblioteca escolar, mergulhei na leitura de livros infantis e me apaixonei”, conta.
A escritora explica que a inspiração para criar ‘Lia Sempre Lia’ partiu de uma ‘carência’ de títulos que abordassem o hábito de ler.
Soraia relatou que, durante o processo de criação, se encontrou muitas vezes no passado, recordando épocas da infância, com o hábito de leitura.
A autora acredita, que através de sua obra, pode ajudar o público infantil a adquirir o gosto pela leitura.
O livro ‘Lia Sempre Lia’ está em bibliotecas internacionais, como nas de Portugal, Espanha e Suécia.
RELACIONADAS
+ ‘Mania de Ler’: escritora amazonense participa do evento neste domingo em Manaus
+ VÍDEO: projeto ‘mania de ler’ incentiva crianças ao hábito da leitura em Manaus
Mês de abril
Além do 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia da Biblioteca, o mês também abriga outras datas de visibilidade ao universo da leitura.
No dia 18 de abril é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil e, no dia 23, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.
De acordo com Soraia Magalhães, o incentivo a leitura durante a infância, através do adulto, é fundamental para a criação de hábito.
“Quando folheamos um livro infantil junto às crianças, atentos às imagens e informações, estamos contribuindo para ampliar o valor do exemplo, pois as crianças seguem o que veem”, ressalta Soraia.
Mania de Ler
Com as bibliotecas volantes, o projeto pode chegar a locais distantes de Manaus promovendo a leitura.
“As crianças são estimuladas a conhecer um acervo literário variado e compatível com a faixa desse público”, diz Oiana, gerente do projeto.
*Sob supervisão de Francisco Santos