A Prefeitura de Manaus entregou, na tarde desta quarta-feira (27), a segunda unidade de ônibus elétrico, no estacionamento do complexo turístico Ponta Negra, Zona Oeste da capital.

Até o fim do ano, a frota do transporte coletivo da cidade deve contar com 14 veículos do mesmo modelo, disse a gestão municipal.

O coletivo, que possui um layout branco com letreiros luminosos, promete ser um agente transformador no processo de descarbonização do ar, trazendo benefícios ao meio ambiente.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

Em sua lateral, o veículo tem o slogan “100% Elétrico”, possui uma carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, suspensão pneumática do Mercedes-Benz O-500 U e ar-condicionado.

Com capacidade para 27 passageiros sentados e 43 em pé, o ônibus também oferece espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia dele, tempo que pode rodar sem novo abastecimento de eletricidade, pode chegar a 250 km.

A entrega do veículo faz parte da agenda de ações dos 1000 dias de gestão da Prefeitura de Manaus.

Coletivo possui layout branco com slogan “100% Elétrico” – Foto: Thiago Eduardo/Portal Norte

Pioneirismo na região Norte

Manaus é a primeira cidade da região Norte a receber os novos modelos de ônibus elétricos, totalmente climatizados.

“No norte do Brasil não tem nenhuma cidade que tenha ônibus como esse, esse é o primeiro. Hoje completo, exato, mil dias à frente da prefeitura. Quando nós assumimos não tinha nenhum ônibus com ar-condicionado. Hoje nós já temos 252 ônibus climatizados, graças a essa prioridade que temos com o transporte coletivo”, celebrou o prefeito, David Almeida.

Na ocasião, o gestor também falou sobre a renovação da frota dos micro-ônibus nas modalidades de transporte Alternativo e Executivo, que auxiliam o transporte coletivo na Zona Norte e Leste.

“Nós vamos trocar todos os ônibus que hoje são o transporte alternativo e executivo, assim complementado o transporte, todos em 100% elétrico. Todos serão trocados na cidade de Manaus. Já temos uma licitação vencida por uma empresa que inclusive estão presentes aqui seus representantes”, destacou.

Prefeito David Almeida, durante entrega da segunda unidade de ônibus elétrico – Foto: Thiago Eduardo/Portal Norte

Rota do ônibus elétrico

A segunda unidade do ônibus elétrico fará nesse primeiro momento uma rota do bairro Alvorada, Zona Oeste da capital.

As outras unidades que serão entregues devem fazer rotas similares com a mesma capacidade que as outras já existentes.

“Agora, além do usuário do transporte público saber o horário e localização correta no seu celular, vai poder utilizar um veículo climatizado com ar-condicionado, totalmente elétrico e, claro, preservando o meio ambiente”, destacou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins.

Sustentabilidade

O primeiro ônibus 100% elétrico foi entregue em Manaus no último dia 4 de setembro. O modelo faz parte da linha 125, que atende a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Batizado como “PreservAR”, o primeiro ônibus elétrico possui a frase “Eu sou amigo da Amazônia”.

RELACIONADAS

+VÍDEO: transporte coletivo de Manaus recebeu o primeiro ônibus elétrico

+Transporte público: Manaus ganhará primeiro ônibus 100% elétrico nesta segunda