Nesta quarta-feira (11), Manaus amanheceu coberta de fumaça. Em várias zonas da capital amazonense o nível de visibilidade e insalubridade praticamente ficou insustentável.

A quantidade de fumaça em Manaus fez com que a capital do Amazonas figurasse entre as duas cidades do mundo com pior qualidade do ar.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar estava “péssima” na capital.

Ainda segundo o índice do World Air Quality Index, o ar de Manaus estava ao nível ‘perigoso’ para a respiração humana.

Durante todo o dia, vários internautas foram as redes sociais, cobrar ações imediatas do Poder Público, seja pela Prefeitura de Manaus, quanto pelo Governo do Amazonas.

Resposta da Prefeitura de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, concedeu uma coletiva de imprensa no final da tarde desta quarta-feira (11), na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra, para falar sobre a fumaça que encobre a capital amazonense.

De acordo com o gestor municipal, os focos de incêndios não estariam ocorrendo em Manaus, e a fumaça estaria vindo de outros municípios da região metropolitana.

David também aproveitou para informar, que a Maratona Internacional de Manaus 2023, que aconteceria neste domingo (15), foi transferida para o mês de dezembro, devido a qualidade imprópria do ar.

‘Cenário de filme’

Em imagens feitas pelo fotógrafo, Francisco Barboza, no início da manhã desta quarta, é possível ver prédios e casas encobertos de fumaça. Além de ruas e áreas de vegetação totalmente ‘esbranquiçadas’. (Veja vídeo abaixo)

Vídeo: Reprodução/Instagram @franciscobarbozzza

RELACIONADAS

+Fumaça em Manaus: 504 focos de queimadas são registrados no Amazonas

+Fumaça intensa faz Manaus ter o 2º pior ar do mundo; veja ranking em tempo real

+Densa fumaça toma conta de Manaus pelo segundo dia consecutivo