O primeiro trecho da construção do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus foi entregue nesta segunda-feira (23).

Com 8,7 quilômetros, o primeiro trecho da obra do Rapidão Rodoanel entregue à população inicia no viaduto Lydia da Eira Corrêa, na Zona Norte, e segue até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont, na Zona Oeste de Manaus.

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Dividido em três etapas, o projeto totaliza 37,8 Km de vias rápidas e modernas, que vão ligando as Zonas, Leste, Norte e Oeste da capital amazonense.

O Rapidão Rodoanel Metropolitano agora proporciona maior fluidez no tráfego de veículos, em especial veículos pesados que deixam de circular nas principais vias da capital.

Rapidão Rodoanel Metropolitano

Nas próximas duas fases, o projeto parte da avenida dos Oitis, Distrito Industrial II (zona sul), passando pelos ramais do Brasileirinho e Chico Mendes, na Zona Leste, e pelas avenidas Margarita e José Henriques, na Zona Norte.

O Polo Industrial de Manaus também será beneficiado com a facilidade no trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial II com destino ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174.

O rodoanel facilitará, ainda, o escoamento da produção rural dos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Itapiranga até o porto da capital.

Próximos trechos

A segunda etapa inicia na avenida Oitis, no Distrito Industrial II, e vai até à avenida Margarita, no Museu da Amazônia, Musa).

Com previsão de entrega para 2025 e 46% de avanço, o corredor viário terá extensão total de 18,3 quilômetros, contemplando duas pistas com três faixas de 3,60 metros cada e passeios laterais.

Ao longo do trecho também estão sendo implantadas 12 baias para paradas de ônibus; dez galerias subterrâneas e três passagens de fauna aéreas; quatro pontes; e uma ciclovia com 5,6 quilômetros de extensão com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

A obra neste trecho foi iniciada em 2019 e já está com 5,7 quilômetros pavimentados. A meta é concluir outros dois quilômetros até dezembro deste ano.

Já a terceira etapa, com 10,8 quilômetros de extensão, contemplará a modernização das avenidas José Henriques e Margarita e a interligação das etapas um e dois. Essa parte do projeto está em fase de elaboração.

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