A Universidade Estadual do Amazonas (UEA) deve resguardar a vaga, conquistada por vestibular, do pequeno Luan Gabriel, de apenas 10 anos.

A decisão foi determinada pela Justiça do Amazonas que, além disso, também solicitou um exame de avanço escolar no prazo de 45 dias.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Luan Gabriel, que encerrou o 5º ano do ensino fundamental em dezembro de 2024, foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática pela UEA.

Conforme o edital do vestibular, o pequeno gênio não pode – ainda – assumir a vaga no curso, uma vez que precisa comprovar conclusão no Ensino Médio.

RELACIONADAS

+ Regra editalícia ‘barra’ pequeno gênio aprovado no vestibular da UEA; entenda

+ VÍDEO: pequeno gênio, Luan Gabriel, de 10 anos, é aprovado no vestibular da UEA

+ Matrícula dos aprovados no Vestibular e SIS da UEA inicia nesta terça, 2

Vaga do menino de 10 anos

A decisão, assinada pelo juiz Marcelo Vieira, atende a uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência Antecipada, enviada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

Além disso, o juiz reforça que a universidade é um ambiente com situações que dissonam do nível de maturidade emocional da criança.

“Assim, em um cenário ideal, já havendo o diagnóstico de altas habilidades, entendo que seria necessária uma avaliação multidisciplinar para determinar se o avanço escolar seria capaz de produzir algum prejuízo significativo ao aluno.”, disse.