O Governo do Amazonas anunciou nesta quarta-feira (3), o início da ‘Operação Impacto’ para redução dos índices de criminalidade em Manaus.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A ação, que integra todos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Governo do Amazonas, começa já nesta quinta-feira (4).

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, durante a entrega de um pacote de investimentos para reforçar a atuação das forças de segurança no estado, incluindo a nova Base Arpão 2, 15 viaturas e mais de 200 equipamentos de proteção individual e itens ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

No total, o investimento para a diminuição da criminalidade na capital soma cerca de R$ 12,7 milhões. O Amazonas também contará com a implantação de outras duas bases fluviais de segurança pública.

Segundo Wilson Lima, com uma metodologia diferenciada, a Operação Impacto vai atuar em bairros e zonas da capital previamente mapeados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), envolvendo efetivos de todos os órgãos do sistema de segurança.

“A gente vai fechar aquelas áreas onde há maior incidência de crime para começar a retirar carro roubado, carro clonado, carro envolvido com crime, (cumprir) mandado de prisão que está em aberto”, destacou o governador. 

Esquema de monitoramento

Bairros com maiores incidências serão monitorados para dar tranquilidade aos moradores. 

A ideia é tornar um ‘território de paz’ em áreas de maior incidência de crime na cidade de Manaus, de acordo com a meta de segurança proposta para este ano. 

Para isso acontecer será ampliado o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, chamado de “Paredão”, composto por mais de 500 câmeras. 

Lançado em agosto de 2021, o sistema integra o programa Amazonas Mais Seguro e é coordenado pela SSP-AM.

O ‘Paredão’ possui tecnologia que auxilia diariamente às polícias no combate à criminalidade, com prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios, que envolvam veículos.

Wilson Lima anuncia esquema de combate à criminalidade em Manaus – Foto: Divulgação/Alex Pazuello e Artur Castro/Secom

Operação Impacto

A Operação Impacto tem como base estudos realizados semanalmente pela SSP-AM, por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) nas zonas e bairros da capital amazonense.

A operação Impacto contará com um efetivo que envolve a Polícia Militar (PMAM); Polícia Civil (PC-AM); Corpo de Bombeiros (CBMAM); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); dentre outros.

Conforme o comandante-geral da PM-AM, coronel Klinger Paiva, o objetivo é levar mais segurança para esses bairros de forma coordenada e integrada das forças de segurança. 

“A Polícia Militar é a força que vai estar mais presente nessas áreas de forma ostensiva, fazendo as abordagens, pegando as orientações do sistema do Paredão com as tropas que vão estar na rua”.

Redução de crimes

Um balanço divulgado em dezembro pela SSP-AM, referente ao período de janeiro a outubro de 2023, apontou redução em indicadores de criminalidade comparado ao mesmo período de 2022.

Os homicídios reduziram 12%, latrocínios diminuíram 30% e roubos em transporte coletivo foram menos 28% de ocorrências registradas.

Além disso, roubo a veículos (carro ou moto) foi reduzido em 17%, as residências contaram com 33% a menos de roubos e estabelecimentos comerciais diminuíram os assaltos em 15%, segundo dados da SSP-AM.

RELACIONADAS

+ Verão Amazônico: bombeiros recebem nova frota com 15 viaturas no AM

+ Com investimento de R$ 12,7 milhões, nova Base Arpão é inaugurada no AM

+ Programa Garantia Safra beneficia 397 agricultores familiares do AM em 2023