Ícone do site Portal Norte

Flamenguistas convocam torcida para doação de sangue, em Manaus

Artista e foliões - Foto: Divulgação/Sintonnia Artística

Artista e foliões - Foto: Divulgação/Sintonnia Artística

Os flamenguistas da Banda Raça Rubro-Negra convocam os torcedores para doarem sangue em Manaus. A ação inédita acontece neste sábado (27) e pretende abastecer os estoques do Hemoam que está baixo.

A torcida do Flamengo em Manaus deve reunir artistas e foliões para a doação de sangue coletiva das 7h às 17h.

Os interessados podem comparecer à sede da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), localizada na Av. Constantino Nery – 4397, bairro Chapada, Zona Centro-Sul.

 “A ação faz parte do projeto Rota da Folia Manaus, no qual estamos inseridos neste carnaval. E é a primeira vez que a Raça Rubro-Negra doa sangue, coletivamente, no Amazonas”, convocou o presidente da Raça Rubro-Negra no Amazonas, Lavor Neto.

Nas redes sociais, jogadores e artistas, como Arlindo Neto, Claudinho Dias, sósia do Gabigol e o astro mirim do Sub8 do Flamengo, Lucas Robozinho,  também reforçaram a iniciativa.

“Alô, Raça Rubro-Negra! Estou aqui para convidá-los para uma super-ação solidária em prol do Hemoam Manaus. Vamos marcar esse golaço”, disse o cantor Claudinho Dias. 

Ídolo da torcida rubro-negra, o sósia do Gabigol, Jefferson Sales, mandou o seu recado.

“Esta ação faz parte do Rota da Folia Manaus e é a primeira vez que a Raça Rubro-Negra doa sangue, coletivamente, no Amazonas. Com isso, queremos convocar todos os flamenguistas aptos a doar, para esta rota da solidariedade”, pediu.

Também direto do Rio de Janeiro, o destaque no sub8 do Flamengo, Lucas Robozinho, fez questão de conclamar a torcida. 

“Oi, galera de Manaus! Eu sou o Lucas Robozinho, atleta sub8 do Flamengo. Estou passando aqui para convocar toda torcida do Flamengo em Manaus, para doar sangue e ajudar o Hemoam. Vamos fazer este golaço?”, sugeriu o astro mirim.

A estratégia do Hemoam é alcançar pelo menos 600 bolsas de sangue armazenadas até o dia 10 de fevereiro para assegurar todas as demandas de transfusões no período carnavalesco. 

Neste período há uma tendência histórica pela queda de 30% do número de doadores.

“Estamos falando de cinco dias de baixa. A gente cria essas estratégias e tenta coletar sangue o máximo possível antes do carnaval. Temos grandes demandas nas urgências nessa época e precisamos desse estoque de segurança para pelo menos três dias”, alerta a gerente de coleta externa da instituição, Nívea França.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos.

O candidato à doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.

O sangue coletado é fracionado em hemocomponentes – Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma e Crioprecipitado. Ou seja, com apenas uma doação, podem ser atendidos vários pacientes.

Sair da versão mobile