Ícone do site Portal Norte

Fumaça no AM: veja a qualidade do ar em Manaus nesta quarta (4)

qualidade do ar manaus-capa

De acordo com as informações, houve um aumento substancial nos focos de calor em agosto de 2024 - Foto: Reprodução/Whatsapp.

O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (SELVA), desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas, informou que a qualidade do ar em Manaus está classificada como “moderada”. Portanto, o céu da capital amanheceu ‘limpo’ nesta quarta-feira (4).

As medições indicam que a concentração de partículas no ar está entre 27 e 49 micrômetros por metro cúbico (µg/m³). Ademais, a classificação “moderada” é aplicada quando os níveis de poluentes estão na faixa de 25 a 50 µg/m³.

Na quarta-feira (28), o governo apresentou um conjunto de ações destinadas a reduzir os danos causados pelas queimadas e pela seca no estado.

Qualidade do ar nos municípios do AM

Os índices de poluentes atmosféricos registrados nos seguintes municípios superam significativamente o limite máximo da classificação “péssima”, que ocorre quando as partículas variam de 125 a 160 µg/m³:

A poluição também compromete a qualidade do ar em diversas outras cidades do Amazonas, além de Manaus:

Aumento de focos de queimadas no AM chega a 188%

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou, no último domingo (1), dados atualizados do Programa BDQueimadas.

De acordo com as informações, houve um aumento substancial nos focos de calor em agosto de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

No estado do Amazonas, o aumento foi ainda mais acentuado, com um crescimento de 95% nos focos de queimadas, passando de 7.944 em 2023 para 15.496 até agora, antes da chegada dos meses de setembro, outubro e novembro de 2024.

Por fim, em agosto de 2024, o estado registrou 10.328 focos ativos de queimadas, um incremento de 188% em relação aos 5.474 registrados no mesmo mês do ano anterior.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile