O município de Envira declarou situação de emergência devido à seca dos rios que atinge a região no Amazonas. A prefeitura fez o anúncio nesta quarta-feira (10), e a duração do decreto deve valer por cerca de 180 dias.

As projeções dos meteorologistas indicam que a estiagem, este ano, deve superar a marca histórica registrada no estado em 2023.

Morador registra situação; veja:

De acordo com o documento assinado pelo prefeito de Envira, Ruan Mattos, a situação de emergência avalia a projeção de estiagem severa na área da Calha do Juruá, além dos Rios Tarauacá e Envira, o que deve implicar diretamente na logística de mercadorias que abastecem o comércio local.

A decisão também considera o decreto do Governo do Amazonas, que abrange 20 municípios, incluindo Envira, para oferecer amparo legal aos afetados.

Populares retiram água de barco encalhado por conta da seca no Amazonas; confere:

Prejuízos devido a seca no Amazonas

Todos os anos, a estiagem causa prejuízos econômicos, sociais, humanos, materiais e ambientais irreparáveis, por conta do fenômeno natural que afeta diversos municípios amazônicos.

As autoridades já mobilizam recursos para assistência às famílias atingidas, articulação com órgãos estaduais e federais, além do monitoramento contínuo das condições climáticas realizadas pela Defesa Civil do Estado.

Mercadorias afetadas – Foto: Reprodução/WhatsApp

Confira o documento:

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.