A seca no Amazonas está cada vez mais severa e, nesta quinta-feira (12), o nível do Rio Negro atingiu a marca de 16,97 metros em Manaus, segundo medição do porto da capital.
Em 2023, ano da maior estiagem já registrada no Amazonas, nesta mesma data o rio Negro em Manaus, estava com 21,19 metros.
Devido à situação crítica da estiagem, a Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência. O Decreto nº 5.983 está publicado na edição da última quarta-feira (11), do Diário Oficial do Município (DOM) e tem validade de 180 dias.
De acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), fica autorizada a adotar as medidas necessárias ao mapeamento dos riscos e minoração dos efeitos decorrentes da estiagem.
Entre as ações previstas para a seca no Amazonas em Manaus estão:
- planejar, organizar, coordenar e controlar medidas a serem empregadas durante a situação de anormalidade;
- articular-se com as esferas federal e estadual, a fim de combater a emergência;
- encaminhar ao chefe do Poder Executivo municipal relatórios técnicos sobre a emergência;
- divulgar à população as informações necessárias sobre a situação de emergência e o resultado das ações para controle dos efeitos da estiagem no município de Manaus;
- propor de forma motivada, a contratação temporária de profissionais, aquisição de bens, material e contratação de serviços necessários à atuação na situação de anormalidade, no que couber;
- e adotar os meios necessários para implantação do Plano Operativo, bem como outros planos e ações que venham a ser propostos para atendimento do disposto nesse decreto.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.