O jovem Suan Lira, aluno do Ceti Elisa Bessa Freire em Manaus, está representando o Brasil no renomado Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez, na categoria Sub14, realizado em Montesilvano, Itália.
Junto a outros talentosos atletas brasileiros, Esther Ramazzotte e João Borba, Suan destaca-se como campeão brasileiro em sua categoria.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
“O campeonato mundial é um outro nível, com jogadores muito fortes. Meu objetivo é continuar melhorando, sempre”, compartilhou o jovem atleta.
O sucesso de Suan é resultado do projeto de xadrez da Coordenadoria Distrital de Educação, que desde 2021 envolve aproximadamente 500 alunos do Ceti Elisa Bessa Freire.
O professor e treinador, Andrey Neves, responsável pelo desenvolvimento do projeto, elogia a maturidade impressionante de Suan, enfatizando seu comprometimento com treinos diários de 4 a 5 horas.
“Nosso objetivo sempre foi formar campeões, mestres de xadrez, e hoje já podemos ver os primeiros resultados”, disse o treinador Andrey Neves.
O jovem amazonense, iniciante em 2021, já participou de competições internacionais, conquistando duas vitórias, quatro empates e duas derrotas no Campeonato Mundial.
Seu amor pelo xadrez é evidente, e mesmo diante de jogadores fortes, ele expressa o desejo constante de melhorar.
O estudante, que antes desconhecia o mundo do xadrez, agora o considera fascinante.
O campeonato mundial é apenas uma etapa na agenda agitada de Suan, que planeja participar do Sul-Americano Escolar de Xadrez no Chile e do Campeonato Brasileiro Absoluto em Recife.
RELACIONADAS
+ Atleta amazonense é campeão mundial de futevôlei
+ Amazonense conquista tetracampeonato de águas abertas, na Bahia