O senador Eduardo Braga (MDB-AM) fez um alerta sobre o grande desafio que o Brasil precisa enfrentar na Amazônia.

Segundo o senador, um relatório do Banco Mundial destaca que a logística tem um grande impacto no crescimento econômico da Amazônia.

“Há um relatório divulgado pelo Banco Mundial que mostra que o impacto no crescimento da Amazônia, em função da logística, é de nada menos, nada mais do que 35% de crescimento do PIB. Isso é geração de emprego e renda na veia do povo da Amazônia. E é fundamental não apenas para os centros urbanos, as grandes capitais da região como Manaus e Belém, mas principalmente para a interiorização do desenvolvimento econômico. Portanto, a logística é um dos desafios que precisamos enfrentar na Amazônia”, defendeu Braga.

A fala foi durante participação na Conferência Diálogos Amazônicos, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília nesta quinta-feira (6).

Reforma Tributária

O senador amazonense ressaltou a mobilização da bancada do estado para garantir que os projetos de lei em tramitação na Câmara para regular a reforma tributária preservem as conquistas do Amazonas estabelecidas durante a tramitação da proposta de emenda constitucional.

“Nós estamos, agora, numa fase de início de debates sobre a regulamentação. Mas é exatamente nos detalhes que mora o perigo. Nós sobrevivemos muito bem à primeira fase, durante o debate da emenda constitucional. Acho que o Amazonas saiu fortalecido. A proposta para o Brasil também foi importante, mas agora na regulamentação será o detalhamento de tudo isso e a finalização do trabalho”, disse.

Zona Franca de Manaus

duardo Braga mencionou a vitória na votação do projeto de lei do Programa Mover, ocorrida nesta quarta-feira (5), destacando a supressão de um artigo da Câmara que prejudicaria a indústria de Manaus.

“Agora nós temos de trabalhar com a Câmara e o governo no sentido de que se mantenha essa supressão”, observou.