A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nesta segunda-feira (4), a secretária parlamentar Maria José Costa. Antes de ser detida, a secretária trabalhou para o deputado distrital do PSOL, Fábio Felix.

Além disso, a secretária estava atuando na Liderança do bloco PSOL/PSB, por indicação do deputado, mas antes do cargo atual trabalhou em seu gabinete.

PCDF cumpre mandado

A Vara de Execuções Penais (VEP) fez a emissão de um mandado de prisão para a secretária o qual a PCDF cumpriu nesta segunda-feira. Ainda sobre o documento, o mesmo é referente à condenação de Maria José por extorsão e ameaça, registradas em 2013 e 2014.

Na época, a secretária recebeu condenação de 4 anos, 9 meses e 6 dias, que já transitou em julgado, não sendo mais possível entrar com recurso. Com a prisão, o partido decidiu por exonerar a secretária nesta terça-feira (4).

Ameaça e Extorsão

Sobre a condenação, a mesma baseia-se no fato de que Maria José exigiu R$ 50 de beneficiários de programa social do Governo do Distrito Federal (GDF). Na ocasião, Maria José era líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Ademais, a denúncia também incluiu ameaça de Maria José a uma moradora de Planaltina que se opôs à gestão da secretária como líder do movimento. Além disso, consta na acusação a informação de que Maria José se reuniu com familiares armados com facas para expulsar a mulher.

Leia mais: Posto é condenado por abastecer carro com diesel ao invés de gasolina