Os norte-americanos Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig foram os vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2022 pelos estudos sobre bancos e crises financeiras.

O anúncio foi realizado na manhã desta segunda-feira (10), pelo Comitê Nobel em Estocolmo, na Suécia.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

+Envie esta notícia no seu Telegram

“Os laureados deste ano em Ciências Econômicas, Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig, melhoraram significativamente nossa compreensão do papel dos bancos na economia, principalmente durante as crises financeiras. Uma descoberta importante em sua pesquisa é por que evitar colapsos de bancos é vital”, disse o comitê em um comunicado.

A pesquisa bancária moderna esclarece por que temos bancos, como torná-los menos vulneráveis ​​em crises e como os colapsos bancários exacerbam as crises financeiras. As bases desta pesquisa foram lançadas por Ben Bernanke , Douglas Diamond e Philip Dybvig no início dos anos 80.

RELACIONADAS

+ Nobel da Paz vai para ativista de Belarus e ONGs da Rússia e Ucrânia

+Escritora Annie Ernaux ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2022

+ Dois americanos e um dinamarquês vencem o Nobel de Química 2022

 Suas análises foram de grande importância prática na regulação dos mercados financeiros e no tratamento de crises financeiras.

“Os insights dos laureados melhoraram nossa capacidade de evitar crises sérias e resgates caros”, diz Tore Ellingsen, presidente do Comitê do Prêmio em Ciências Econômicas.