Para muitos casais, o Dia dos Namorados é uma ocasião especial para demonstrar amor e carinho. No entanto, presentear sem comprometer as finanças pode ser um desafio.

Felizmente, existem várias maneiras de economizar e ainda assim fazer o dia memorável, pois em tempos de incerteza econômica, é essencial planejar de forma inteligente para celebrar o amor sem cair nas armadilhas do endividamento.

Ao Portal Norte a economista Denise Kassama deu algumas dicas de como os casais podem economizar e comemorar essa data especial.

“Vamos lá, quando a gente fala em planejamento financeiro, economia, metas, cortar gastos, todo esse processo de educação financeira, ou reeducação financeira, ele precisa ser feito coletivamente, tem que envolver todas as pessoas da família, do grupo. Então, sozinho, como diz o ditado, uma andorinha não faz verão, né? Então, se a gente tem gastos em comum em casal, todo esse processo de planejamento financeiro tem que ser feito com o casal, tem que se estabelecer as metas”. Disse a economista.

1 – Planejamento

A chave para evitar gastos excessivos é o planejamento. “É bom ter uma meta. Para que eu quero economizar? Eu quero economizar para comprar uma casa, um carro, para ter um fundo de reserva de emergência, para fazer uma viagem. Então, o casal tem que estabelecer essa meta e esse planejamento, porque sempre que a gente tem uma meta, fica mais estimulante a gente economizar”. Explica Denise.

2 – Organização

A economista sugere que se organize tudo em uma planilha de gastos, renda e ganhos” A renda do casal, quanto que ele ganha e quanto ele gasta no mês, aluguel, internet, transporte, alimentação. E aí, faz a continha. Se o que o casal ganha é mais do que ele gasta, então está sobrando uma graninha para economizar, aí pode comprar um presentinho sem pesar no bolso”, destaca.

3 – Invista em experiência, não em bens materiais

Uma alternativa econômica, que Denise sugere, é olhar as dicas de restaurantes e bares na internet, como: Onde é hoje Manaus? Onde comer em Manaus? Pois são pessoas que visitam esses locais e dão dicas super econômicas, é só pesquisar e aproveitar da melhor forma possível. Avalia a economista.

4 – Evite o crédito e prefira o dinheiro vivo

Um conselho importante é evitar o uso do crédito para financiar presentes ou celebrações, prefira usar pagamento à vista, assim temos um controle mais rigoroso do quanto está gastando.

5 – Aproveite benefícios de Programas de Fidelidade e Pontos

Outra dica é para aqueles que pretendem presentear com algo específico e recomendável o uso de pontos de programas de fidelidade ou programas de recompensas que podem ser trocados por produtos ou serviços. Utilizar esses pontos pode ser uma forma inteligente de presentear sem gastar dinheiro.

“Qualquer economia vale a pena. Então, quando a gente coloca isso no papel, fica bem mais fácil da gente enxergar onde a gente está gastando e o que pode ser excessivo, o que pode ser cortado ou reduzido”. Finaliza Denise Kassama.

Sobre o Dia dos Namorados:

O Dia dos Namorados tem suas origens na festa cristã de São Valentim, que se acredita ter sido um bispo romano do século III.

A lenda diz que ele realizava casamentos clandestinos durante o governo do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento para jovens soldados. Por esse motivo, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, ele teria enviado a primeira “carta de amor” para a filha do carcereiro, assinada com “De seu Valentim”.