A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode prorrogar o prazo para o pagamento das contas de luz no Rio Grande do Sul. Em vista da situação de calamidade, a ideia seria estender o tempo entre 30 e 90 dias.
Até o momento, as enchentes que ocorrem no estado já deixaram 147 pessoas mortas e mais de 160 mil pessoas desabrigadas.
Ainda nesta segunda-feira (14), a proposta será analisada pela diretoria da Aneel. Segundo apuração do Poder 360, a diretora Agnes Costa disse que o objetivo é fazer com que os gaúchos “não se preocupem com o pagamento das faturas agora”.
No caso das distribuidoras, a Agência deve permitir que os contratos feitos com as unidades destruídas pelas enchentes sejam suspensos. Além disso, ela também deve exigir que as empresas continuem os esforços para reconstruir as redes e cadastrar famílias na tarifa social.
“Para o lado da distribuidora, como teve muita situação de destruição total de casas, a ideia é que a empresa possa suspender os contratos. Não é encerrar porque eventualmente lá na frente esse consumidor pode voltar, mas suspender todos esses direitos e obrigações durante esse período de instabilidade”, disse Agnes Costa.
Restauração de energia
Embora as chuvas tenham aumentado no RS, o Ministério de Minas e Energia têm trabalhado com empenho para restaurar a energia elétrica das famílias afetadas. Ainda no início de maio, mais de 26 mil unidades consumidoras já estavam com sua energia restaurada.
Diante disso, o MME aos poucos vêm fazendo progresso em relação às religações de energia e nesta domingo (13), o número de famílias que tiveram o sistema retomado atingiu 270 mil.