A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a primeira-dama, Janja Silva, também vão para os Estados Unidos na manhã desta quarta-feira (9).

Elas vão com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A comitiva presidencial parte de Brasília às 10h30 e chega a Washington às 18h. 

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O objetivo político da viagem é a construção de um elo do presidente Lula com o presidente Joe Biden, que convidou o brasileiro para os EUA.

As pautas principais dos encontros da  viagem diplomática, que ocorre no segundo mês da gestão de Lula, serão as questões climáticas e a defesa da democracia.

Os dois países enfrentam uma onda de negacionismo, discurso de ódio e radicalização política.

O Brasil enfrentou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, quase dois anos depois da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. 

Os representantes brasileiros vão passar três dias nos Estados Unidos.

No entanto, a agenda da comitiva ficou reservada somente para a sexta-feira (10).

Segundo a assessoria do presidente Lula, todos vão descansar depois da viagem de mais de 7h. 

O retorno dos representantes ao Brasil será no sábado (11), às 12h30. 

Encontros de Anielle Franco

A ministra Anielle Franco vai aos Estados Unidos em um momento de tensões raciais no país. 

Desde o assassinato de George Floyd por policiais norte-americanos, em 2020, e também, mais recente de Tyre Nichols, jovem que sofreu agressões de agentes da segurança americanos e morreu em 10 de janeiro, o movimento negro vem reinvidicando ações efetivas do governo de Joe Biden. 

Neste cenário, Anielle Franco, busca estreitar laços e promover o intercâmbio de ações de Estado para a erradicação do racismo e desigualdades.

A ministra afirmou, em suas redes sociais, que quer retomar o acordo entre Brasil e EUA para o “enfrentamento ao racismo e fortalecimento da população negra”.

A ministra também postou a agenda oficial e destacou que quer que o Brasil se posicione como liderança global do racismo.

Confira a agenda da ministra Anielle Franco na sexta-feira (11):

  • 9h30 – Visita ao “National Museum of African American History and Culture”
  • 13h – Reunião com a Representante Especial de Estado para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado dos EUA, Desirée Cormier Smith;
  • 15h30 – Reunião na Casa Branca

RELACIONADAS

+ VÍDEO: Posse das ministras Anielle Franco e Sônia Guajajara

+ Fundo Amazônia vai ser usado para questão Yanomami, diz Marina Silva

+ ‘Emergência climática se impõe’, diz Marina Silva durante posse

Pautas de Marina Silva 

A conservação ambiental e a busca de um maior engajamento dos países desenvolvidos no cumprimento de seus compromissos de financiamento na área climática serão as duas principais pautas da ministra do Meio Ambiente. 

Transição energética e investimento em energias limpas também podem ser temas abordados pela ministra. A agenda oficial da ministra ainda não foi divulgada. 

Agenda de Janja da Silva 

A primeira-dama, Janja da Silva, vai acompanhar o presidente Lula em agendas oficiais.

No entanto, às 15h30, da sexta-feira (9), Janja participa de encontro reservado com a esposa do presidente dos EUA, Jill Biden.

Confira abaixo a agenda completa do presidente Lula na sexta-feira:

  • 12h30 – Encontro com senador Bernie Sanders, na Blair House;
  • 13h15 – Encontro com deputados e deputadas do partido Democrata, na Blair House;
  • 14h – Encontro com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO);
  • 17h30 – Encontro com presidente Joe Biden, na Casa Branca.

Além das ministras e da primeira-dama, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), o Assessor Especial embaixador Celso Amorim, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio, Márcio Elias Rosa, e o senador Jaques Wagner também vão para os Estados Unidos na comitiva presidencial.