Na próxima terça-feira, 24 de outubro, Manaus completa 354 anos de existência, a data marca a elevação da capital amazonense a categoria de cidade. 

Além do feriado do dia 24, pontos facultativos foram definidos pelos órgãos públicos, em vários locais como escolas e serviços de repartição. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Com o feriado prolongado, tempo para descansar com a família e amigos não irá faltar. 

O Portal Norte preparou uma lista com 5 dicas de lazer gratuito para conhecer e aproveitar o feriadão. Confira:  

1 – Ponta Negra 

Considerada como o maior complexo de lazer, esportes e turismo da Orla de Manaus, a Ponta Negra possui 5 km de “calçadão” feito de pedras portuguesas em preto e branco, lembrando o Encontro das Águas do Rio Negro e Solimões. 

O complexo turístico também possui mirantes para o Rio Negro, quadras de vôlei de areia, pista de skate, um anfiteatro e quiosques para alimentação. 

Devido a estiagem severa que o Amazonas sofre, o banho de rio está proibido no local. Mas o acesso a faixa de areia, segue liberado. 

O que: Complexo Ponta Negra 

Quanto: Gratuito 

Onde: Avenida Coronel Teixeira – Ponta Negra 

Horário: Acesso livre dia e noite 

Prêmio United Earth Amazônia na Ponta Negra em Manaus
Praia da Ponta Negra em Manaus – Fotos: Arlesson Sicsú/Semcom

2 – Parque Jefferson Péres  

Com uma área de 53,4 mil metros quadrados e mais de 1.200 árvores plantadas, o Parque Senador Jefferson Péres é um dos ambientes mais relaxantes e agradáveis para aproveitar no Centro de Manaus. 

As estruturas de ferro trabalhadas remetem ao período da Belle Époque, também conhecido como Período Áureo da Borracha, além de trilhas de túneis, cujas árvores trepadeiras fecham a cobertura, e esculturas de ferro que retratam modelos da Belle Époque. 

O orquidário presente possui uma estrutura de ferro com o formato do Mercado Adolfo Lisboa, e está fincada na área central do Parque. No local, estão reunidas mais de 40 espécies de orquídeas colhidas na região Amazônica.

O espaço fica disponível para visitação durante o dia e noite, mas recomenda-se que os passeios sejam realizados antes do anoitecer, visto que o centro de Manaus, assim como quase em todas as cidades brasileiras, fica pouco movimentado, com o comércio fechando as portas.   

O que: Parque Jefferson Péres 

Quanto: Gratuito 

Onde: Está localizado entre as avenidas 7 de Setembro, 1547, e Lourenço da Silva Braga, Ruas Lima Bacuri, Dr. Almínio e Jonatas Pedrosa. 

Horário: Segunda a segunda das 06h às 22h (visitação e caminhada).

Parque Jefferson Peres revitalizado - Foto: Alex Pazuello/Secom
Parque Jefferson Peres revitalizado – Foto: Alex Pazuello/Secom

3 – Largo São Sebastião  

Quem está de visita na capital amazonense, ou até aqueles que moram na cidade, certamente precisam conhecer o Largo São Sebastião. 

Localizado no coração do Centro de Manaus, o espaço abriga o famoso cartão-postal, Teatro Amazonas. 

Além dele, também estão localizados a Igreja de São Sebastião, bares, restaurantes e estátuas que fragmentam partes da história de Manaus. 

O que: Largo de São Sebastião 

Quanto: Gratuito 

Onde: Rua 10 de julho 

Horário: Acesso dia e noite 

Programção no Largo de São Sebastião começa 17h - Foto: Michael Dantas/Sec. de Estado de Cultura e Economia Criativa
Largo de São Sebastião- Foto: Michael Dantas/Sec. de Estado de Cultura e Economia Criativa

4 – Praça da Polícia 

A Praça Heliodoro Balbi conhecida popularmente como Praça da Polícia é considerada uma das praças históricas mais famosas de Manaus.  

Inaugurada no ano de 1907, a praça conta com árvores centenárias – Mulateiro, além de dois coretos também centenários, feitos totalmente de ferro e, ainda, um lago artificial. 

No espaço da praça, ocorrem com frequência apresentações culturais circenses, shows musicais, concertos e vários outros eventos de característica Amazônica ou Nacional, o local possui o famoso café histórico, o Café do Pina. 

O que: Praça da Polícia 

Quanto: Gratuito 

Onde: Avenida Sete de Setembro (em frente ao Palacete Provincial e próximo ao Colégio Amazonense Dom Pedro II) 

Horário: Acesso dia e noite  

Praça da Polícia - Foto: Michael Dantas/SEC
Praça da Polícia – Foto: Michael Dantas/SEC

5 – Mercado Adolpho Lisboa 

Considerado um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais em Manaus, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, foi construído no período áureo da borracha. 

Desde 1987, tanto por sua arquitetura, como por sua relevância comercial, o Mercado Municipal de Manaus foi considerado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

O espaço, inclusive, foi projetado pelo mesmo engenheiro que realizou o projeto da Torre Eiffel na França. Lembrando que o Les Halles, antigo mercado de Paris, também serviu de inspiração para o projeto arquitetônico deste local. 

Além de possuir uma belíssima arquitetura, o Mercado Municipal centraliza toda a riqueza cultural e gastronômica do estado de Manaus. Lá é um dos melhores lugares para escolher ingredientes típicos da região amazônica como o tucupi, o jambu, o açaí, a pupunha, o guaraná, fora a variedade de farinhas que é imensa. 

O que: Mercado Adolpho Lisboa 

Quanto: Gratuito 

Onde: Rua dos Barés, 46, Centro 

Horário: Seg a Sex (6h as 17h) 

Mercado Adolpho Lisboa - Foto: Marcely Gomes/Semcom
Mercado Adolpho Lisboa – Foto: Marcely Gomes/Semcom

Outros espaços gratuitos 

Quem estiver pelo Centro de Manaus, pode conferir outros espaços culturais como o Teatro Amazonas, o Centro Cultural Palácio Rio Negro, o Centro Cultural Palácio da Justiça, além do Palacete Provincial. Com horário de funcionamento das 9h às 13h.

RELACIONADAS

+Aniversário de Manaus: David Almeida destaca avanços no turismo e mobilidade