No aniversário de 354 anos de Manaus, o Portal Norte lembra que assim como no Brasil, o esporte é uma constante na vida de muitos amazonenses.

Não é de hoje que a capital do Amazonas forma talentos que brilham no país e no mundo.

Atualmente, dois manauaras fazem bonito lá fora. Um vive nos Estados Unidos e o outro competirá em campeonato mundial na Hungria.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

Joel

Joel Adan é um dos nomes manauaras que vem conquistando lugar de destaque em outra parte do mundo. Faixa preta em jiu-jitsu, o atleta reside atualmente no Texas, Estados Unidos, onde compete na categoria e leciona aulas da modalidade em uma academia local.

Joel começou a trajetória no esporte em 2012, aos 15 anos, e decidiu logo de cara que era o que queria para sua vida.

Passou a treinar todos os dias e a participar de campeonatos. Foi campeão brasileiro e mundial em 2013 e ficou em terceiro lugar no Pan-Americano.

Sobre a modalidade, Joel conta que foi o que lhe ajudou a passar por situações muito difíceis e superar da melhor forma possível.

“O esporte me ajudou de diferentes formas, na minha vida, me ajudou em tudo. Eu passei por várias situações que graças ao jiu-jitsu eu consegui sair por cima de cabeça erguida e levando aprendizado”, diz o atleta.

Joel Adan. Foto: Reprodução/Instagram @joeladanbjj

Pedro

Na modalidade de lançamento de dardo, Pedro Nunes leva a força manauara para o Campeonato Mundial de Atletismo, em Budapeste, na Hungria.

Depois de 16 anos, o Amazonas volta a ter um representante no Mundial de Atletismo. Pedro é recordista no lançamento de dardo e foi medalha de ouro no Sul-Americano de 2023.

Pedro tem um histórico que impressiona. No Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em São Paulo, onde alcançou a marca de 80,26m, conquistou a vaga no mundial de Budapeste de 2024.

Com apenas 24 anos, o atleta tem se destacado na carreira, com recordes e conquistas e está a apenas 1,61 metro de alcançar o índice olímpico e conquistar a vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.

João e Pedro são exemplos de que, historicamente, Manaus exporta talentos para o mundo. Quantos campeões ainda não foram revelados e estão em algum canto dessa cidade? Difícil duvidar da possibilidade.

Pedro Nunes. Foto: Reprodução/Wagner Carmo/CBAt

*Com supervisão do Portal Norte.

RELACIONADAS

+ AM: Atletas e Paratletas contemplados assinam contrato de patrocínio

+ Amazonas leva 8 atletas para o Pan-Americano de Santiago