A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nesta quinta-feira (8), o relatório do projeto para a concessão da BR-364 em Rondônia.

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A reunião que deliberou sobre o assunto ocorreu em Brasília (DF). Os estudos para a concessão da BR-364 estão em andamento desde o ano anterior, com um investimento estimado em R$ 5,4 bilhões.

O projeto aprovado pela diretoria da ANTT prevê a concessão de 686,7 km da BR-364 no estado, abrangendo trechos que passam por Guaporé, Cocal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.

Dentro do projeto aprovado estão previstas melhorias e ampliações na principal rodovia do estado, incluindo:

  • 113,7 km de duplicações
  • 200 km de faixas adicionais
  • Construção de um contorno em Ji-Paraná (RO)
  • Criação de uma via de acesso ao Porto Novo, conhecida como “Expresso Porto”, totalizando 34,4 km de novas vias.

De acordo com a ANTT, a via de acesso ao Porto Novo tem como objetivo “fornecer um acesso viário de qualidade ao porto e impulsionar o crescimento de Porto Velho e todo o estado”.

Sequência

Após a aprovação do relatório, o próximo passo da ANTT é encaminhar o projeto para análise do Ministério dos Transportes, o que deve ocorrer na semana seguinte ao carnaval. Posteriormente, o projeto passará pela avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU).

O projeto de concessão da BR-364 está inserido no lote denominado Centro Norte 5 (CN5). Está previsto um investimento de R$ 5,4 bilhões ao longo de 30 anos.

Segundo o Ministério dos Transportes, os investimentos em logística devem proporcionar comodidade à população, além de agilizar o transporte da produção estadual e promover a conexão com diferentes regiões do Brasil.

A BR-364 é uma das principais rotas de ligação interestadual no Brasil.

Atualmente, os estudos visam a viabilidade da privatização e duplicação dos trechos entre Porto Velho (RO) e Comodoro (MT), priorizando a duplicação nos trechos com maior fluxo de veículos, mais próximos das cidades e com maiores índices de acidentes.