Ao se despedir do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (29) o ministro Alexandre de Moraes destacou o combate à desinformação e responsabilização das redes sociais.

Moraes disse que “o TSE dá o exemplo da necessidade de rompimento dessa cultura de impunidade das redes sociais, seja com as decisões e regulamentações das Eleições 2022, seja agora, recentemente, com a aprovação, sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, das novas resoluções para as Eleições 2024”.

Na próxima segunda-feira (3), ele transmite a Presidência da Corte para a ministra Cármen Lúcia. Ela citou Alexandre de Moraes como “incansável” na defesa do TSE contra ataques diversos.

Moraes comentou que o Tribunal está em “ótimas mãos” com a ministra.

Moraes explicou que todos têm liberdade de agir conforme desejam, mas é crucial assumir responsabilidade pelas ações:

“Todos têm liberdade para fazer o que bem entender, e todos devem ter coragem para lidar com as responsabilidades dos seus atos. Não é possível que, num mundo complexo como o nosso, o único sistema que não tenha regulamentação seja o sistema das redes sociais”.

Veja trecho do discurso na página oficial do TSE:

Avanços

Moraes também falou dos avanços do TSE em relação as fake news e disse que a desinformação continuará sendo combatida na Justiça Eleitoral.

“No TSE, avançamos nas eleições, na jurisprudência, e nas resoluções para demonstrar que essa verdadeira lavagem cerebral, que é feita por algoritmos não transparentes. Eu diria que algoritmos viciados”, enfatizou.