Bancos, emissoras de televisão e companhias aéreas enfrentam, nesta sexta-feira (19), um apagão tecnológico global. Relatos indicam que diversas operações foram suspensas em várias partes do mundo.

No aeroporto de Sydney, na Austrália, voos foram impedidos de decolar. As companhias aéreas americanas Delta e United Airlines também interromperam todos os seus voos.

No Reino Unido, a bolsa de valores de Londres sofreu um apagão, linhas de trem estão paralisadas e diversos aeroportos reportam atrasos.

A autoridade australiana de segurança cibernética classificou o problema como um “apagão técnico de grande escala”.

No Brasil, o apagão cibernético também atingiu bancos e laboratórios.

O que causou o apagão global?

Várias empresas e organizações afetadas relataram um problema técnico com softwares da empresa de segurança Crowdstrike em sistemas Windows, da Microsoft.

Em resposta, a empresa emitiu um comunicado informando que o apagão global foi causado por uma falha em uma atualização de sistema.

“A Crowdstrike está ativamente trabalhando com clientes impactados por um defeito encontrado em uma atualização de conteúdo para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram impactados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”, afirma a nota.

Fundada em 2011, a Crowdstrike é uma empresa de segurança online cujo objetivo é proteger algumas das maiores empresas do mundo contra ataques cibernéticos.

Aeroportos

O aeroporto Schiphol, em Amsterdã, informou que um problema técnico está causando atrasos, sem especificar a quantidade de voos afetados.

Em Sydney, os painéis de horários dos voos apagaram, e a companhia aérea Jetstar declarou que não pode realizar o check-in dos passageiros.

Na Alemanha, a Eurowings comunicou que seu sistema de check-in está fora de operação. O maior aeroporto da Suíça, em Zurique, relatou que os aviões não estão sendo autorizados a pousar.

Nos Estados Unidos, as companhias United, Delta e American Airlines suspenderam todos os seus voos. As aeronaves que já estão no ar continuarão seus trajetos, mas nenhum novo voo será iniciado.

Hospitais e postos de saúde

No Reino Unido, muitos centros de saúde estão atendendo apenas casos urgentes devido à dificuldade de acessar os registros médicos online dos pacientes. Também há relatos de problemas para agendar consultas.

Na Alemanha, dois hospitais no norte do país, nas cidades de Luebeck e Kiel, cancelaram as cirurgias eletivas programadas para sexta (19).

Apagão tecnológico no Brasil

Nesta manhã, vários bancos brasileiros enfrentam problemas em seus aplicativos devido ao apagão tecnológico global.

O site Downdetector, que monitora problemas em canais digitais em tempo real, registrou reclamações em quatro instituições financeiras:

  • Banco Pan;
  • Bradesco;
  • Neon; e
  • Next.

Nas redes sociais, muitos clientes relataram que os aplicativos estavam fora do ar, com dificuldades para login e pagamentos.

No seu perfil na rede social X, antigo Twitter, o Bradesco orientou os clientes a tentarem acessar o aplicativo mais tarde.

Os laboratórios Fleury, Delboni e A+ enfrentaram dificuldades para acessar seus sistemas nesta manhã.

Na manhã desta sexta-feira (19), os aeroportos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Pernambuco operavam normalmente, no entanto, o aeroporto de Goiânia já registrava atrasos.

A companhia Azul informou que alguns voos podem sofrer atrasos e recomendou que os passageiros cheguem mais cedo e consultem o balcão da companhia para mais informações.

Além disso, foram relatados problemas com sistemas de rastreamento de caminhões.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.